Esclerose Lateral Amiotrófica é tema de encontro em São Caetano

Publicado em: 04/01/2019

Evento ocorreu em parceria com a Secretaria de Saúde de São Caetano

O Centro Integrado de Saúde e Educação (Cise) Moacyr Rodrigues recebeu dia 15 de dezembro a Reunião de Cuidadores, Familiares, Pacientes e Profissionais envolvidos com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (AbrELA), em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano.

Com tema “Atualizações do Simpósio Internacional de ELA: Conquistas e Perspectivas”, o encontro abordou as descobertas mais recentes sobre a doença. Foram discutidos assuntos como pesquisas científicas no Brasil e no mundo, direitos dos pacientes e atualizações em terapias medicamentosas.

Segundo a AbrELA, a Esclerose Lateral Amiotrófica é considerada uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante, sendo uma das mais temidas doenças conhecidas. O diagnóstico de ELA, em um passado recente, impunha um prognóstico reservado, com ausência de perspectivas terapêuticas. As ações integradas desenvolvidas pela Associação têm permitido conhecer e utilizar os recursos disponíveis, tanto no âmbito institucional quanto no sistema de saúde em geral, com melhoria da qualidade de vida, tanto dos pacientes quanto de seus cuidadores.