Escritora Mirian Goldenberg faz palestra no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes

Publicado em: 20/12/2019

Convidada ministrou a palestra “A invenção de uma bela velhice”

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes recebeu nesta sexta-feira (20 de dezembro) a antropóloga e escritora Mirian Goldenberg, que ministrou a palestra “A invenção de uma bela velhice”. A atividade teve entrada franca e abordou questões referentes ao envelhecimento e à felicidade, com base em pesquisas realizadas no Brasil nos últimos 30 anos envolvendo 5 mil homens e mulheres entre 18 a 98 anos.

A convidada discorreu sobre mudanças das representações, significados, desejos, medos, comportamentos, discursos e valores dos homens e das mulheres a respeito do envelhecimento na cultura brasileira, lançando reflexão sobre os estereótipos e preconceitos associados aos corpos de mulheres e homens mais velhos e mostrando a importância da liberdade, do prazer e do cuidado em todas as fases da vida. Goldenberg também buscou aprofundar a discussão sobre a distância entre o discurso e o comportamento efetivo de mulheres e homens, destacando o valor dos projetos de vida, do tempo, da aposentadoria, da saúde, da atividade e da qualidade de vida, entre outras questões.

Mirian Goldenberg é professora titular do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É também doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bem como colunista do jornal Folha de S Paulo (Fonte: PMMC).

Palestrante com a equipe do hospital e demais convidados.