Estratégia de Saúde da Família de Itatiba organiza novo grupo de atividade física

Publicado em: 12/05/2023

A equipe da unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Cecap, em Itatiba, organizou dia 9 de maio mais um encontro do grupo de atividade física, que ocorre semanalmente. A ação foi realizada no pátio da paróquia Nossa Senhora da Penha, nas proximidades da unidade de saúde. Ao todo, compareceram 18 participantes. Foram realizadas atividades de: alongamento, fortalecimento muscular, dinâmica de grupo e orientações sobre a importância da atividade física para a saúde e bem-estar. As ações de promoção da atividade física na Atenção Primária à Saúde (APS) auxiliam na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, reduzindo agravos e melhorando a qualidade de vida da população.

A equipe participante foi composta por: Osvaldo Augusto (professor de Educação Física voluntário), Marina Elisabete de Moraes Mendes e Silva e Cláudia Aparecida Vigilato (agentes comunitárias de saúde) e Emanoela Solon Lopes Jacob (ACS).

MAIO FURTA-COR

Dia 3 de maio, a unidade ESF Colina, em Itatiba, recebeu, à convite da dentista Karina Costa, a psicóloga perinatal Karin Hoffman para participar do grupo de gestantes da unidade. A Campanha Maio Furta-Cor destaca a importância da saúde mental materna e chama a atenção para temas como depressão, ansiedade e suicídio entre mães. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), toda mulher está suscetível a desenvolver transtornos mentais durante a gravidez e no puerpério.

“Por ser o mês do Dia das Mães, a data é oportuna para fomentar discussões e levantar a bandeira de uma maternidade furta-cor (que se altera conforme a luz que recebe, assim como a maternidade), livre de tabus e silenciamentos”, disse a dentista Karina Costa.

A equipe das agentes comunitárias de saúde, auxiliar odontológica e técnicas de enfermagem da unidade ajudaram na divulgação, arrecadação de prêmios e itens para o chá de bebê realizado pela equipe.