ESF de Itatiba promove ação de bem-estar com atividade física

Publicado em: 24/03/2023

A equipe de Estratégia de Saúde da Família Cecap, em Itatiba, organizou dia 21 de março mais um encontro do grupo de atividade física, que ocorre duas vezes na semana. A ação ocorreu no pátio da paróquia Nossa Senhora da Penha, nas proximidades da unidade de saúde. Ao todo, compareceram 13 participantes. Foram realizadas atividades de alongamento, fortalecimento muscular, dinâmica de grupo e orientações sobre a importância da atividade física para a saúde e bem-estar.

“A promoção da saúde e o exercício físico são fundamentais na atenção primária à saúde, pois contribuem com a prevenção e o tratamento de diversas doenças. Além disso, o incentivo à prática de atividade física melhora a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo o risco de desenvolver problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis. Portanto, é imprescindível que a promoção da saúde e o estímulo à prática de exercícios físicos sejam considerados como políticas públicas prioritárias”, disse Caio Arato, gerente administrativo da FUABC em Itatiba.

A equipe participante foi composta pelo professor de Educação Física voluntário, Osvaldo Augusto, e as agentes comunitárias de saúde Ana Lúcia da Conceição Bozzi, Marina Elisabete de Moraes Mendes e Silva, Cláudia Aparecida Vegelato e Emanoela Solon Lopes Jacob.