ESF Nações, em Itatiba, orienta pacientes sobre violência contra a mulher

Publicado em: 22/07/2022

Ao todo, 12 pacientes participaram da ação

Responsável pelo Grupo de Saúde da Mulher da ESF Nações, em Itatiba, a enfermeira Donata Kelly coordenou, dia 13 de julho, uma reunião sobre violência contra a mulher com 12 pacientes da unidade de Saúde. A ação teve apoio dos agentes comunitários de saúde e contou com a palestra da médica Caroline Luchesi.

Na oportunidade, as pacientes foram orientadas sobre todas as possibilidades de violência: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. A equipe também esclareceu quais as redes de apoio disponíveis no município para atendimento às mulheres nesta condição, como o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAMI), conhecido como Casa Rosa.

GESTANTES

Dia 8 de julho, na unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro São Francisco, também gerenciada pela FUABC, teve início o projeto das oficinas de cuidado de gestantes e recém-nascidos, em conjunto com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Francisco. A iniciativa tem o objetivo de promover orientações de autocuidado direcionadas à gestante, cuidados com o recém-nascido, promoção e prevenção de saúde da puérpera. O cuidado continuado garante o acompanhamento integral pela equipe da Atenção Básica.