ESFs Colina e Porto Seguro, em Itatiba, organizam atividades de promoção à saúde

Publicado em: 12/08/2022

ESF Colina realizou Campanha Agosto Dourado

Em 3 de agosto, a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Colina, em Itatiba, organizou uma ação para gestantes e puérperas em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) e o Mês do Aleitamento Materno – o ‘Agosto Dourado’.

As equipes promoveram uma roda de conversa junto às participantes com a abordagem de temas como: preparação durante o pré-natal para a amamentação; benefícios para o binômio mãe-bebê; sinais da pega correta; importância do aleitamento para o desenvolvimento orofacial; cuidados durante a amamentação; estímulo ao aleitamento materno exclusivo até pelo menos os 6 meses; e rede de apoio, apego e vínculo.

A iniciativa contou com a participação de gestantes acompanhadas pela unidade de Saúde e pelo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), que realiza atendimento a pacientes com pré-natal de alto risco. Ao final, a unidade ofereceu um café da manhã a todas as participantes.

Equipe da FUABC palestrou em escola municipal

ESF PORTO SEGURO

À convite da diretoria do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Rosa Masseti Paladino, em Itatiba, a equipe da unidade de Estratégia Saúde da Família Porto Seguro realizou, no dia 4 de agosto, um teatro musical com o tema “alimentação saudável” destinado aos estudantes. A ação foi motivada, segundo a diretoria da escola, pela falta de aceitação dos alunos em relação a alguns alimentos servidos nas refeições diárias.

A equipe da unidade participante foi composta por: Marineide Alves (enfermeira), Denis Higo (dentista), Daniela Fedel (técnica de enfermagem), além das agentes comunitárias de saúde Katia Cristina Franco, Vanessa Aparecida Soares, Jaqueline Aparecida Duarte, Jessica Gabriela Roson, Vanderleia de Freitas e Arichelma Lourenço.