Estádio Bruno Daniel recebe simulado de incidente com múltiplas vítimas no domingo

Publicado em: 31/08/2018

Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC e equipes do Hospital Mário Covas,
CHM e Hospital da Mulher participarão dos atendimentos

 

Equipe do curso de Enfermagem da FMABC participou de treinamento prévio ao simulado

O Estádio Bruno Daniel será o cenário do próximo simulado de incidente com múltiplas vítimas em Santo André, organizado pela Coordenadoria Municipal de Urgência e Emergência. No próximo domingo (02/09), os órgãos e instituições envolvidos no atendimento de eventos com múltiplas vítimas participarão do treinamento das 9h às 11h. Para a realização do simulado, será interditada uma faixa da avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, na lateral do estádio.

A cena desta edição será um tumulto, seguido de uma explosão, durante um show no local. Haverá um total de 47 vítimas, classificadas por meio do método START: seis com ferimentos graves (cor vermelha), seis com ferimentos moderados (cor amarela), 30 com ferimentos mínimos (cor verde) e cinco vítimas com ferimentos críticos que indicam morte iminente (cor cinza). O simulado é um exercício prático que imita uma situação real, cuja finalidade é a de avaliar a eficiência dos planos de emergência, bem como treinar as equipes de resposta.

A Prefeitura participará com equipes da Guarda Civil Municipal, do Departamento de Engenharia de Tráfego, da Defesa Civil, da Secretaria de Saúde e de Cidadania e Assistência Social, além da Vigilância Sanitária, Transporte Sanitário Integrado, Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão, Hospital da Mulher e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Instituições administradas pelo Estado também participarão, sendo elas a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal e Hospital Mário Covas.

Entre os equipamentos privados que participam do simulado estão os hospitais Santa Helena, Brasil, Christóvão da Gama, as faculdades Anhanguera, Medicina ABC e as instituições de ensino ETIP, Instituto Polígono e Colégio São Mateus. As equipes do SAMU São Bernardo do Campo e Mauá também darão apoio à ação, bem como a administração do Estádio Bruno Daniel. No total serão mais de 100 profissionais envolvidos no evento.

CURSO DE ENFERMAGEM

Pela Faculdade de Medicina do ABC, cerca de 15 alunos do 4º ano de Enfermagem participarão do simulado nos papeis de “sombras”, conforme explica a professora da disciplina de Enfermagem em Emergências e vice-coordenadora do curso, Ana Maria Fiorano. “A simulação é bem próxima da realidade. No entanto, as vítimas são atores. Como elas não têm os sintomas reais do trauma que representam, haverá um sombra com todos os dados clínicos a serem informados ao socorrista. Os alunos/sombras passarão os dados às equipes de triagem e ainda terão a função de avaliar se o trabalho dos triadores será feito da forma correta, mediante o protocolo de cada paciente”, detalha Fiorano.

Segundo a docente da FMABC, esse tipo de atividade é de extrema importância e marca a trajetória daqueles que participam. “Estar em uma simulação desta magnitude traz muita bagagem aos alunos, que levarão esse conhecimento para o resto da vida. Trata-se da vivência de simulação realística em um ambiente de catástrofe, em que muitas vezes nos perguntamos se aquilo tudo não é mesmo real. Esse tipo de experiência é fundamental, pois, em casos reais, o objetivo das equipes de atendimento é salvar o maior número possível de vítimas. Com profissionais treinados, os índices de sucesso certamente são maiores”, completa Ana Fiorano.

A interlocução entre o curso de Enfermagem da FMABC e o SAMU de Santo André, inclusive com treinamento prévio ao simulado, foi realizada pela docente Juliana Palladino.