Estudantes de Medicina inauguram Biblioteca Itinerante para adolescentes

Publicado em: 24/04/2013

Livros doados fazem alegria de jovens na sala de espera e incentivam a leitura na infância e adolescência

O Centro de Hebiatria da Faculdade de Medicina do ABC ganhou novo espaço em abril: a Biblioteca Itinerante. A iniciativa é de estudantes do 4º ano de medicina, com objetivo de incentivar a leitura na adolescência. “Observamos que as crianças e adolescentes não se interessam mais pela leitura. Elas conhecem todos os jogos de videogame e estão a par das tragédias que acontecem no mundo, mas não conhecem os clássicos da literatura brasileira. Pensando nisso, resolvemos incentivar a leitura, que é fundamental no desenvolvimento dos jovens”, explica a estudante Camila Higa.

O projeto coloca à disposição espaço na sala de espera com estante repleta de livros, adquiridos a partir de doações. Os pacientes podem levar as obras para casa e devolver posteriormente. O espaço conta também com sala particular de leitura, onde os próprios estudantes criadores do projeto contam histórias para os pacientes.

Segundo a assistente social da Hebiatria, Janete Figueiredo Gomes, a prática é importante para criar vínculo com os pacientes e familiares, aproximando os usuários das equipes de atendimento. “Para a instituição é um trabalho de acolhimento e humanização. Para os estudantes, uma experiência profissional importante que os aproximam dos pacientes”, conta.