Estudo comparativo de uso de balão intragástrico é premiado na Europa

Publicado em: 18/11/2016

Equipe multicêntrica brasileira formada por doutores em Gastroenterologia foi premiada em outubro no 24º Congresso UEG Week Viena 2016, organizado pela United European Gastroenterology. Os pesquisadores, entre os quais especialistas da equipe do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), foram reconhecidos por estudo comparativo de uso de balão intragástrico.

Dr. Eduardo Grecco, médico do Centro de Endoscopia e diretor do HEMC

Dr. Eduardo Grecco, médico do Centro de Endoscopia e diretor do HEMC

A UEG reúne profissionais e sociedades ligadas ao desenvolvimento e estudo da cirurgia digestiva. Considerado um dos mais importantes do mundo, o congresso da organização ocorreu entre os dias 15 e 19 e reuniu 13.300 participantes de 114 países.

Sob o título “Balão intragástrico: convencional 6 meses vs ajustável para 12 meses”, o estudo brasileiro avaliou 868 pacientes de 5 diferentes centros médicos que utilizam os dois tipos de balões. O trabalho teve duração de três meses, de janeiro a março deste ano.  Os resultados foram divulgados no congresso europeu e poderão ser utilizados por especialistas nos tratamentos de obesidade.

A premiação é considerada uma das mais importantes da UEG. Os médicos Eduardo Grecco e Manoel Galvão, do Centro de Endoscopia do HEMC, integraram a equipe multicêntrica formada por mais sete especialistas de São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. “O estudo tem importantes informações e dados comparativos, mostrando  que os resultados são eficazes em ambos os casos, mas levando em conta cada caso, o programa de tratamento multidisciplinar do paciente e sua efetiva adesão à nova proposta de hábitos alimentares e de estilo de vida”, explica o Dr. Eduardo Grecco, que atribui o sucesso do estudo à colaboração de todos os profissionais médicos envolvidos e, principalmente, da  equipe de Endoscopia do Hospital Estadual Mário Covas, coordenada pelo Dr. Tiago Souza.

TRANSMISSÃO AO VIVO

As cirurgias para colocação e retirada de balão intragástrico realizadas no HEMC têm sido transmitidas periodicamente para os Estados Unidos e Europa via internet. As técnicas de uso do balão para tratamento da obesidade desenvolvidas pela equipe de Endoscopia são inovadoras e se constituem referência em todo o mundo. Em 28 de setembro, mais uma transmissão foi realizada, desta vez para o Rio de Janeiro, onde ocorria o 21º Congresso Mundial da IFSO – Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade & Distúrbios Metabólicos. O evento reuniu mais de 300 especialistas de repercussão internacional, entre cirurgiões, endocrinologistas, clínicos e profissionais da equipe multidisciplinar que atende o paciente bariátrico e metabólico.