Estudo da Medicina ABC tem 12,3 mil visualizações e mais de 7 mil downloads

Publicado em: 18/09/2020

Mônica Gabriela do Santo e o professor titular de Química Analítica, Dr. Horacio Dorigan Moya

A parceria pioneira entre o Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), do Governo Federal, contabiliza números impressionantes. As instituições desenvolveram novo método – mais simples e mais barato – para determinar o teor total de polifenois em espécies vegetais, ou seja, o potencial de benefícios dessas plantas à saúde. O estudo, que ganhou destaque na capa da edição de dezembro de 2013 do periódico científico internacional “Advances in Biological Chemistry”, acaba de atingir a marca de 12,3 mil visualizações na internet e mais de 7 mil downloads.

O volume de acessos e a grande repercussão do trabalho levaram a editora, em 2015, a convidar o professor titular de Química Analítica, Dr. Horacio Dorigan Moya, a integrar o corpo editorial da revista. Posteriormente, o docente foi procurado para enviar novos estudos: “Seu último artigo publicado em nossa revista foi baixado e visto muitas vezes, o que revela ser um tema de grande interesse entre os leitores em todo o mundo”, afirmou a editora do periódico.

INTERESSE CIENTÍFICO

Os polifenois são substâncias benéficas ao sistema cardiovascular devido a ações antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias e até mesmo antitumorais. O processo de quantificação de polifenois desenvolvido na FMABC baseia-se em reação química ainda não utilizada para essa finalidade, testada com sucesso em 20 espécies – algumas nativas da Amazônia.

A pesquisa foi resultado do projeto de iniciação científica da ex-aluna Mônica Gabriela do Santo, hoje já formada no curso de Farmácia da FMABC, e fruto de estágio realizado pelo Dr. Horacio Moya em setembro de 2011 no INPA. O estudo também conta com colaboração da Dra. Cecilia Veronica Nunez, professora do Laboratório de Bioprospecção e Biotecnologia da COTI-INPA (Coordenação de Tecnologia e Inovação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).

Batizado “A new method for quantification of total polyphenol content in medicinal plants based on the reduction of Fe(III)/1,10-phenanthroline complexes”, o trabalho está disponível gratuitamente no link https://www.scirp.org/journal/paperinformation.aspx?paperid=40709 (DOI: 10.4236/abc.2013.36059), do periódico Advances in Biological Chemistry (vol. 3, número 6, páginas 525-535). Trata-se de revista publicada pela Scientific Research Publishing – editora internacional dedicada a várias disciplinas nas áreas de ciência, tecnologia e medicina.