Estudo inédito quantifica benefícios de plantas à saúde

Publicado em: 20/09/2013

Publicado na Food Chemistry – uma das mais importantes revistas científicas do mundo na área de alimentos –, trabalho estudou 12 tipos de vegetais

Alunos de iniciação científica da Faculdade de Medicina do ABC acabam de desenvolver método analítico inédito na determinação do teor total de polifenóis em extratos de plantas medicinais. O trabalho rendeu publicação na edição de junho de um dos mais importantes periódicos científicos do mundo na área de alimentos, a revista Food Chemistry (vol. 138, pg. 1325–1332).

Os extratos vegetais são ricos em antioxidantes como carotenos, fitoestrogênios e polifenóis. São compostos capazes de remover radicais livres do organismo, que em excesso podem atacar células normais e gerar danos em biomoléculas como proteínas e DNA, ocasionando determinados tipos de câncer, doenças cardiovasculares e até mesmo patologias relacionadas ao envelhecimento.

Devido à complexidade e à diversidade dos compostos presentes nos vegetais, a determinação normalmente é feita a partir do teor total de polifenóis. Nesse sentido, os estudantes da Medicina ABC desenvolveram método comprovadamente eficaz para quantificar polifenóis em vegetais, que futuramente também poderá ser usado para avaliar a capacidade antioxidante desses extratos. “Os polifenóis são substâncias benéficas ao sistema cardiovascular devido a ações antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias e até mesmo antitumorais. Como regra geral, quanto maior a quantidade de polifenois nos alimentos, maiores os benefícios que podem trazer à
saúde”, garante o professor titular de Química Analítica da Faculdade de Medicina do ABC e orientador do estudo, Dr. Horacio Dorigan Moya.

Ao todo foram avaliadas 12 plantas: Hamamelis, Barbatimão, Espinheira-Santa, Graviola, Jabuticabeira, Guaçatonga, Aroeira, Tanchagem, Gervão, Carqueja, Assa-peixe e Acariçoba. Entre os vegetais analisados, os com maior teor de polifenois – ou seja, que potencialmente trazem mais benefícios à saúde – foram Jabuticabeira, Aroeira e Barbatimão. Os menores níveis foram encontrados na Acariçoba, Tanchagem e Espinheira-Santa.

Inovação acadêmica

O novo método desenvolvido na FMABC utiliza a reação química entre íons ferro e Sal Nitroso R (ácido 3-hidroxi-4-nitroso-2,7 naftalenodisulfônico) – reagente utilizado para determinação de cobalto. “Verificamos que adicionando íons ferro seria possível
utilizar a reação para nova função: a determinação de polifenóis”, explica Dr. Horacio Dorigan Moya, que acrescenta: “Segundo a literatura científica disponível, essa nova reação foi utilizada somente na determinação de vitamina C em fármacos por pesquisadores indianos”.

Embora a reação não possa distinguir individualmente cada polifenol em mistura tão complexa quanto a de extratos vegetais, pode quantificar e servir de modelo para estudos fitoterápicos mais aprofundados.

Batizada “A critical study of use of the Fe(II)/3-hydroxy-4-nitroso-2,7- naphthalenedisulfonic acid complexes in the quantification of polyphenols in medicinal plants”, a pesquisa iniciada em 2011 tem autoria dos alunos de Ciências Farmacêuticas da FMABC Diego Xavier da Silva e Maryane Woth de Souza, além da recém- formada Camila dos Santos Corrêa.