Evento na FMABC estimula atividade física a crianças com câncer

Publicado em: 31/03/2023

O Centro Universitário FMABC e a Casa Ronald McDonald ABC organizaram, dia 25 de março, uma ação para estimular a atividade física de crianças que estão passando por tratamento contra o câncer. Durante a ação, cerca de 20 crianças participaram de diversas atividades, incluindo boliche, pintura de rostos, escultura com massinhas e bexigas.

A empresa Infinity Dog também foi uma das apoiadoras do evento, proporcionando às crianças a oportunidade de realizar atividades e interagir com cães da raça labrador. Além disso, os responsáveis pelas crianças também foram convidados para uma roda de conversa com o objetivo de identificar as demandas da comunidade.

A ação faz parte do projeto de extensão “Corpo e Movimento – Bem-Estar do Sistema Osteoesquelético” e envolveu estudantes dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Farmácia do Centro Universitário FMABC. Além de proporcionar às crianças um dia de diversão e atividades, o evento permitiu que os alunos aplicassem as habilidades que vêm sendo desenvolvidas em seus respectivos cursos.

As atividades foram acompanhadas pelas professoras Juliana Mora Veridiano e Silvia de Oliveira. Coordenadora do projeto, Juliana considerou o evento um sucesso. “Tivemos a oportunidade de ver nossos alunos contribuindo de forma positiva para a sociedade”, explica. “Essas ações são importantes para aproximá-los da comunidade, além de ser comprovado na literatura da saúde que a atividade física é muito importante no alívio dos efeitos colaterais da quimioterapia”, conclui a docente.

O projeto contará com mais novidades em breve, estimulando os estudantes a proporem ideias de atividades físicas e sensoriais para auxiliar no tratamento das crianças da comunidade.