Ex-aluno do Centro Universitário FMABC vence prêmio de Enfermagem

Publicado em: 18/02/2022

O enfermeiro Jean Singh, formado pelo Centro Universitário FMABC, venceu em janeiro o Prêmio de Enfermagem “Rainha Silvia da Suécia”, superando 428 candidatos inscritos.

Trata-se de uma premiação para enfermeiros profissionais e estudantes de enfermagem, que envolve mentes brilhantes e suas ideias, ações ou soluções criativas que estimulem impacto social e enriqueçam os cuidados com a saúde. O prêmio é apoiado pela Rainha Silvia da Suécia e viabilizado pela Vibe Saúde, aplicativo de saúde digital no Brasil.

O trabalho do ex-aluno é voltado para assistência remota a pacientes oncológicos e vai além da consulta, do remédio ou do procedimento. “O intuito é fazer a diferença desde a prevenção na Atenção Primária até em meio a tratamentos complexos, sempre tendo em vista a qualidade de vida do paciente”, explica Jean.

O ex-aluno coordena uma equipe assistencial na We Cancer, uma empresa contratada por clínicas, hospitais ou programas de suporte ao paciente de laboratórios que buscam oferecer gratuitamente atendimento a distância (por aplicativo, telefone ou WhatsApp) a pessoas em tratamento oncológico.

A assistência busca munir o paciente de informações para utilização da tecnologia criada pela empresa. Com essas ferramentas, o paciente tem acesso a enfermeiros, nutricionistas e psicólogos para tirar dúvidas, reportar sintomas e receber orientação remotamente.

Em tempos de pandemia, o modelo on-line vem se mostrando essencial, rápido e eficiente, agregando valor para os pacientes.

O vencedor do prêmio foi atrás de estudos e evidências científicas para criar os fluxos e protocolos de assistência, adaptados a uma interface tecnológica intuitiva e propícia à personalização do cuidado.

Até o momento, foram mais de 4.900 pessoas atendidas pelo Brasil pela plataforma criada pelo ex-aluno da FMABC, 70% delas dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS).