Ex-aluno de Enfermagem da FMABC é selecionado por agência alemã de recrutamento

Publicado em: 11/10/2019

Michel da Silva Mesquita concluiu a graduação em 2018 e fará intercâmbio profissional de três anos na Europa

 

Intercâmbio de Michel terá início em julho de 2020

O ex-aluno do curso de Enfermagem do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Michel da Silva Mesquita, formado na turma de 2018, foi um dos selecionados no processo seletivo de uma agencia alemã de recrutamento profissional. Em maio, o curso de Enfermagem da FMABC participou de um workshop promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha junto a um grupo restrito de faculdades de Enfermagem. O objetivo era divulgar oportunidades de emprego na Alemanha e identificar possíveis candidatos para trabalhar no país. A iniciativa teve parceria com a agência pública responsável pela intermediação de empregos e formação profissional da Alemanha (Bundesagentur für Arbeit). 

A seleção do ex-aluno da FMABC, mediante análise curricular e diversas entrevistas, ocorreu entre julho e setembro, quando os contratos foram assinados. Michel trabalha desde 2016 como auxiliar administrativo no prédio do Centro de Pesquisa Clínica (CEPES) da FMABC e ficará por três anos na cidade de Schwerin, ao norte da Alemanha, a partir de julho de 2020. O vínculo poderá ser renovado ao término do período. “Tenho certeza que será uma experiência única e inesquecível compreender como a ciência da Enfermagem é exercida em outro país, além de aprender as políticas de saúde de um país de primeiro mundo. Durante as entrevistas foi aplicado um teste oral e meu entrevistador colocou à frente imagens da rotina da profissão. Depois, me questionou sobre o que estava ocorrendo em cada momento do cuidado. Nesta hora entendi a necessidade dos estágios dentro da graduação. A enfermagem da FMABC conta com mais de 1.700 horas práticas e tenho certeza que este foi um enorme diferencial para a seleção. Sou muito grato a Deus e à FMABC por esta oportunidade”, disse o enfermeiro.

Durante os primeiros seis meses do intercâmbio profissional o ex-aluno irá atuar em áreas de reabilitação na enfermagem, até que seu diploma seja validado. Depois, poderá atuar como enfermeiro licenciado em todas as áreas da enfermagem, inclusive com progressão de remuneração. 

Anualmente, mais de 80% dos egressos de Enfermagem da FMABC se inserem no mercado de trabalho ainda no primeiro ano após a conclusão da graduação, segundo a coordenação do curso. Mais de 30% já estão empregados logo após a formatura, 70 % em até um ano e cerca de 80% são aprovados em concursos públicos, programas de residência e de pós-graduação. Por ano, a instituição forma cerca de 40 enfermeiros.

“O curso de Enfermagem da FMABC está em estreita sintonia com o mundo do trabalho do enfermeiro, oferece uma formação pautada em referenciais nacionais e internacionais de qualidade e conta com professores, mestres e doutores com larga experiência em suas áreas de atuação. O sinergismo de todos estes atributos pedagógicos, alinhados com a missão institucional de formar profissionais comprometidos e éticos, avaliza os resultados e avaliações excelentes que temos alcançado em toda a nossa trajetória”, comemora a vice-coordenadora do curso de Enfermagem da FMABC, Ana Maria Marcondes Fiorano.

Entre as instituições de ensino e de saúde que mais absorvem os egressos do curso de Enfermagem destacam-se, junto à FMABC, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Instituto do Coração (InCor), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, além de instituições hospitalares do Grande ABC, como Rede D’Or, Hospital da Mulher e Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André.