Ex-professor da FMABC é homenageado em congresso nacional de Oftalmologia

Publicado em: 28/06/2019

Evento instituiu o “Troféu José Ricardo Rehder”, em memória ao docente que lecionou durante 34 anos na instituição

 

Delegação da Oftalmo ABC contou com cerca de 60 participantes

 

O ex-professor titular de Oftalmologia do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC, Dr. José Ricardo Rehder, falecido em novembro do ano passado, recebeu homenagem durante o 10º Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa (BRASCRS 2019), realizado entre os dias 29 de maio e 1º de junho, em Brasília. O discurso de homenagem foi feito pelo professor da FMABC e chefe do Setor de Cirurgia Refrativa, Dr. Edmundo José Velasco Martinelli. Na ocasião, foi instituído o “Troféu José Ricardo Rehder”.

O docente fez uma apresentação sobre as inúmeras atividades do ex-professor relacionadas às campanhas de atendimento, entidades que comandou e à vida acadêmica, social e familiar. A família foi representada pela esposa Heloísa Rehder e pelo filho Diogo Rehder, homenageados pelo presidente da Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, Dr. Walton Nosé.

Equipe foi novamente premiada no Festival de Filmes Científicos

A delegação da Oftalmo ABC era uma das maiores presentes ao congresso, com mais de 60 participantes. Assim como na BRASCRS 2018, quando a Oftalmologia da FMABC recebeu várias premiações no congresso internacional pela produção de vídeos, este ano foi amplamente premiada no Festival de Filmes Científicos para Residentes e Fellows. Ao todo, foram inscritos oito vídeos. Das seis categorias, a equipe foi premiada em quatro: Categoria R2 e R3 com o vídeo “Eyestorm” de Paula Velasco, Fábio Nassar e Gabriel Barbosa; categoria One Minute Video com o vídeo “Do It Yourself – Fundo de Olho com Smartphone” de Gabriel Barbosa e Allan da Silva; Troféu “Prof. José Ricardo Rehder” com o vídeo “Hemorragia Pré Retiniana” de Cristina Carbajo, Priscila Nascimento, Júlio Abucham e colaboradores, além do prêmio de instituição com maior número de vídeos premiados.

Já em uma das sessões de apresentação de casos clínicos, o médico residente Gabriel Castilho Barbosa recebeu o prêmio de melhor caso.

“Desde 2008 nosso serviço recebeu troféus em todos os festivais internacionais da BRASCRS que acontecem a cada dois anos. Neste ano conseguimos um recorde de premiações, o que muito orgulharia nosso saudoso professor e idealizador do Festival de Vídeos que realizamos internamente há 16 anos”, disse Dr. Edmundo Martinelli.

Diversos docentes participaram como coordenadores de mesa, palestrantes, discutidores ou apresentadores de casos, entre eles Dr. Vagner Loduca, Dr. Fernando Martins, Dr. Luiz Brito, Dr. Victor Cvintal, Dr. Guilherme Müller, Dr. Filipe Cortizas e Dr. Leonardo Paulino.

JOSÉ RICARDO REHDER

Dr. José Ricardo lecionou na FMABC durante 34 anos. O ex-docente colaborou com o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da assistência na instituição, colecionando amigos e admiradores de um trabalho sério, profissional e de excelência, mas que, sobretudo, baseava-se no companheirismo e no relacionamento humano. Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1971), com mestrado (1979) e doutorado (1983) em Medicina (Oftalmologia) pela Unifesp, e pós-doutorado na Ochsner Clinic, nos Estados Unidos (1987), Dr. José Ricardo iniciou suas atividades na FMABC em 1984.