Expoente da Medicina, Dr. Miguel Srougi abre maior congresso médico-universitário do país

Publicado em: 11/08/2016

Alunos da Faculdade de Medicina do ABC organizam de 8 a 13 de agosto a 41ª edição do Comuabc – Congresso Médico Universitário do ABC, considerado o maior do gênero no país. O evento tem como objetivo complementar a formação acadêmica e desenvolver a pesquisa científica na graduação. Ao longo de quatro décadas foram mais de 20 mil participantes e profissionais da saúde como palestrantes ou membros de comissões julgadoras. A solenidade de abertura dia 8 reuniu autoridades regionais em coquetel no Anfiteatro David Uip, no prédio CEPES do campus universitário. A ocasião foi marcada por palestra do urologista Dr. Miguel Srougi, que abordou o tema “A medicina humanizada nos dias de hoje”.

Flávia Yumi Ataka, Dr. Miguel Srougi, Isabela Hohlenwerger Schettini e Beatriz de Santana Soares

Flávia Yumi Ataka, Dr. Miguel Srougi, Isabela Hohlenwerger Schettini e Beatriz de Santana Soares

Considerado expoente da medicina brasileira, Dr. Miguel Srougi é professor titular de Urologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), autor ou coautor de 514 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais indexadas e de 188 capítulos em livros nacionais e internacionais. Graduado em Medicina em 1970 pela Universidade de São Paulo, com Doutorado e Livre-Docência em Urologia também pela USP, realizou estágio de pós-graduação em Urologia na Harvard Medical School (1976-1977) e foi titular de Urologia da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) entre 1996 e 2005. É autor ou editor de 21 livros científicos e já recebeu 64 prêmios e honrarias na área médica, incluindo o “Prêmio Conrad Wessel – 2013”, da Fundação Conrad Wessel, “100 Brasileiros Mais Influentes – 2012 e 2013”, da Revista Época, “Personalidade Médica do Ano – 2015”, concedido por 11 sociedades e associações da área da Saúde, e “Personalidade Médica do Ano – 2015”, da Editora Abril-SAÚDE, além do “Prêmio Anchieta 2014”, entregue pela Câmara Municipal de São Paulo.

A edição 2016 do Comuabc tem como “Professora Homenageada” a Dra. Davimar Miranda Maciel Borducchi – docente da disciplina de Oncologia e Hematologia. Já o “Presidente de Honra” é o professor titular da FMABC e atual Secretário de Estado da Saúde, Dr. David Everson Uip. Ao longo da semana serão quase 800 congressistas e mais de 100 trabalhos acadêmicos apresentados.

abertura_41o_comuabc_02

Dr. David Uip, Maria Aparecida Damaia, Dr. Adilson Casemiro Pires e Dr. Geraldo Reple Sobrinho

abertura_41o_comuabc_03

A ‘Professora Homenageada’ e o ‘Presidente de Honra’, Dra. Davimar Miranda Maciel Borducchi e Dr. David Uip

abertura_41o_comuabc_04

Na abertura do 41º Comuabc, palestra com o Dr. Miguel Srougi

abertura_41o_comuabc_05

Flávia Yumi Ataka, Dra. Davimar Borducchi, Beatriz Soares e Isabela Schettini

abertura_41o_comuabc_06

Dr. Adilson Casemiro Pires, Dr. David Feder e Dr. João Antonio Correa