Expoente da Medicina, Dr. Miguel Srougi abrirá maior congresso médico-universitário do país

Publicado em: 02/08/2016

Alunos da Faculdade de Medicina do ABC organizam de 8 a 13 de agosto a 41ª edição do Comuabc – Congresso Médico Universitário do ABC, considerado o maior do gênero no país. O evento tem como objetivo complementar a formação acadêmica e desenvolver a pesquisa científica na graduação. Ao longo de quatro décadas foram mais de 20 mil participantes e profissionais da saúde como palestrantes ou membros de comissões julgadoras. A solenidade de abertura dia 8 reunirá autoridades regionais a partir das 19h em coquetel no Anfiteatro David Uip, no prédio CEPES do campus universitário. A ocasião será marcada por palestra do urologista Dr. Miguel Srougi, que abordará o tema “A medicina humanizada nos dias de hoje”.

Professor titular de Urologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Miguel Srougi

Professor titular de Urologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Miguel Srougi

Considerado expoente da medicina brasileira, Dr. Miguel Srougi é professor titular de Urologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), autor ou coautor de 514 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais indexadas e de 188 capítulos em livros nacionais e internacionais. Graduado em Medicina em 1970 pela Universidade de São Paulo, com Doutorado e Livre-Docência em Urologia também pela USP, realizou estágio de pós-graduação em Urologia na Harvard Medical School (1976-1977) e foi titular de Urologia da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) entre 1996 e 2005. É autor ou editor de 21 livros científicos e já recebeu 64 prêmios e honrarias na área médica, incluindo o “Prêmio Conrad Wessel – 2013”, da Fundação Conrad Wessel, “100 Brasileiros Mais Influentes – 2012 e 2013”, da Revista Época, “Personalidade Médica do Ano – 2015”, concedido por 11 sociedades e associações da área da Saúde, e “Personalidade Médica do Ano – 2015”, da Editora Abril-SAÚDE, além do “Prêmio Anchieta 2014”, entregue pela Câmara Municipal de São Paulo.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

A edição 2016 do Comuabc terá como “Professora Homenageada” a Dra. Davimar Miranda Maciel Borducchi – docente da disciplina de Oncologia e Hematologia. Já o “Presidente de Honra” será o professor titular da FMABC e atual Secretário de Estado da Saúde, Dr. David Everson Uip.

Serão dezenas de palestras com profissionais renomados, cursos teóricos, workshops, paineis e mesas redondas, além da apresentação de trabalhos científicos. “Com 40 anos de história e experiência, o Comuabc tem mostrado, a cada ano, a dedicação e o comprometimento dos alunos da Faculdade de Medicina do ABC com seu objetivo: oferecer uma semana de atividades capaz de promover reflexões que ultrapassem a sala de aula, atualizando seus participantes com o que há de mais recente em pesquisa e atuação médica”, garante a presidente do 41º Comuabc, a aluna Flávia Yumi Ataka, que completa: “Tudo foi planejado para proporcionar uma experiência diferenciada, a fim de aprimorar o conhecimento médico e permitir que este seja colocado em prática”.

Ao longo da semana, as atividades terão lugar no próprio campus universitário. Entre as ações planejadas estão workshops em “Epilepsia”, “Psiquiatria”, “Cirurgia Robótica”, “Simulação de Catástrofes” e “Medicina Alternativa”. Também constam na ampla programação cursos de “Emergências Pediátricas”, “Videolaparoscopia”, “Oftalmologia”, “Ortopedia” e “Hands On de Suturas”. No campo das palestras, haverá módulos sobre temas diversos, entre os quais “Transexualidade”, “Tecnologia e o Futuro da Medicina”, “Cuidados Paliativos e Home Care”, “Medicina em Áreas Remotas e de Extremos”, “Esporte com Saúde”, “Carreira Médica” e “Educação Médica”. Também haverá painel de “Cirurgia Cardíaca e Vascular” e simpósio de “Hematologia”.

Tema polêmico, a “Maconha” será abordada em mesa redonda com profissionais de diferentes áreas da saúde – psiquiatras, farmacêuticos e psicólogos –, que discutirão a ação no organismo, o uso medicinal, a dependência e a amplitude dos prejuízos e dos benefícios para o indivíduo. Além disso, os integrantes da mesa responderão perguntas do público, aumentando o leque de assuntos acerca dessa substância tão controversa.

TRADIÇÃO ACADÊMICA

O Comuabc já recebeu profissionais de renome na área da saúde como Albert Sabin, Ivo Pitanguy, Adib Jatene, Enéas Carneiro e Geraldo Alckmin. Para 2016 são aguardados cerca 750 congressistas e a apresentação de mais de 100 trabalhos acadêmicos.

O final da programação científica do 41º Congresso Médico Universitário do ABC será na sexta-feira (12) e a festa de encerramento ocorrerá no sábado, no Buffet St. Paul, em São Caetano do Sul (Rua Ceará, 393 – Bairro Fundação). Com início às 21h30, a confraternização contará com jantar, entrega do “Prêmio Rede D’Or de Incentivo à Criação Científica” aos melhores trabalhos e divulgação do presidente do evento para o próximo ano.

A Faculdade de Medicina da Fundação do ABC está localizada na Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André (SP). Mais informações e a programação completa do congresso no site www.comuabc.com.br.