Expoentes da Medicina lançam em Curitiba 3ª edição do “Tratado de Dermatologia”

Publicado em: 05/09/2018

Lançamento será no feriado de 7 de setembro (sexta-feira), durante o 73º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

 

Livre-docente pela FMUSP e pesquisador do setor de Pós-graduação da FMABC, Dr. Paulo Ricardo Criado é um dos autores

Três expoentes da Dermatologia estarão reunidos em 7 de setembro, no 73º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em Curitiba (PR), para tarde de autógrafos pelo lançamento da 3ª edição do “Tratado de Dermatologia”. A partir das 12h, os doutores Paulo Ricardo Criado, Walter Belda Junior e Nilton Di Chiacchio estarão à disposição do público no estande da empresa Bioderma, no Expo Unimed da Universidade Positivo Curitiba/PR (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba – PR).

Com aproximadamente 3.400 páginas divididas em 2 volumes, a 3ª edição do Tratado de Dermatologia chega revista, atualizada e ampliada. Publicada pela Editora Atheneu, a obra reúne 261 colaboradores em 155 capítulos e subcapítulos. Traz os avanços da especialidade como ciência, com abordagem da Dermatologia em toda a sua extensão clínica, investigativa, cirúrgica e cosmiátrica.

“Procuramos utilizar abordagem contemporânea, criativa e original dos temas, com aplicação de recursos tecnológicos, dermatoscopia, mapeamento de nevos, relação da especialidade com o esporte, dermatologia hospitalar, pesquisa dermatológica e informática, doenças genéticas e dermatoses em diferentes grupos etários”, enumera Dr. Paulo Ricardo Criado, que é médico dermatologista, doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), livre-docente em Dermatologia pela FMUSP e pesquisador do setor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

Segundo o autor, os temas foram sistematizados e agrupados segundo o tipo de conteúdo, “de acordo com os melhores padrões da medicina baseada em evidências”, bem como da didática estritamente dermatológica, que recomenda o detalhamento diagnóstico através do maior número de ilustrações. São cerca de 3.200 imagens disponíveis em DVD anexado ao livro, facilitando a consulta na tela do computador. “Selecionamos os conteúdos de acordo com a grade de temas estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O livro é uma abrangente e valiosa fonte de consulta para dermatologistas, estudantes, residentes de Dermatologia candidatos ao Título de Especialista e, eventualmente, cosmiatras”, acrescenta Dr. Paulo Criado.

A equipe autoral é multicêntrica, com colaboradores dos mais diversos núcleos de ensino do país e do exterior, hospitais-escola, centros de treinamento e ensino, todos de acreditação em Dermatologia e cada um na posse de conhecimentos e experiência clínica em sua específica área de atuação.

SERVIÇO:

O lançamento da 3ª edição do Tratado de Dermatologia ocorrerá em 7 de setembro, a partir das 12h, no 73º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Local: Expo Unimed – Campus da Universidade Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba/PR). Os autores estarão à disposição do público no estande da empresa Bioderma.