Exposição “Corpos das Penhas” sensibiliza unidade de saúde sobre o feminicídio em São Mateus

Publicado em: 07/10/2022

Gratuita, a mostra traz 16 corpos em madeira representando histórias reais, com nomes, idade, região de execução, tipo de arma e motivo da morte das mulheres

 

Em mais uma iniciativa no combate à violência e à discriminação contra a mulher, a Unidade Básica de Saúde CDHU Palanque, em São Mateus, zona leste de São Paulo, cede espaço para receber a exposição “Corpos das Penhas”, em referência à Lei Maria da Penha, um importante instrumento no combate a crimes de gênero. Gratuita, a mostra traz 16 corpos em madeira, com nomes, número de filhos, região de execução, idade, tipo de arma e motivo da morte. São dezesseis histórias reais de mulheres que foram vítimas da violência.

A violência contra a mulher está presente em todas as classes sociais e também na cultura. Cerca de 40% das mulheres vítimas de violência na América Latina estão no Brasil. Já são mais de 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra mulheres no País até julho de 2022, segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, que abrangem atos de violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

A UBS CDHU Palanque é gerenciada pela organização social de saúde Fundação do ABC. O objetivo da exposição é chamar a atenção da sociedade para a violência doméstica e familiar de gênero e ao feminicídio, registrar histórias de mulheres para além dos seus corpos, considerar suas narrativas de vida, suas histórias, em seu contexto social e pensar coletivamente os cuidados biomédicos, além de garantir o direito à vida e empoderar as mulheres como pessoas de direito.

Durante a exposição, que vai de 5 a 13 de outubro, haverá uma caixinha com a frase “Deixe seu pedido de ajuda aqui”. Uma equipe multidisciplinar estará em prontidão para atender as usuárias ou usuários, com orientação jurídica, de saúde e psicológica.

SERVIÇO:
Exposição “Corpos das Penhas”.
Data: de 5 a 13/10/2022, das 8h às 17h.
Local: UBS CDHU Palanque (rua Ponte da Amizade, 02, Jardim Palanque – São Mateus/SP).
Atividade gratuita e aberta ao público.