Faculdade de Medicina do ABC tem dois novos professores ‘Titulares’

Publicado em: 30/04/2015

Dois ex-alunos da Faculdade de Medicina do ABC acabam de assumir o posto máximo na hierarquia das disciplinas do curso de Medicina: a função de professor titular. Em 15 de abril, Dr. Mauro Sancovski foi aprovado em processo seletivo para titular de Obstetrícia. No dia 22 do mesmo mês foi a vez do Dr. José Kleber Kobol Machado conquistar o mérito para a cadeira de Neonatologia.

Responsável pela coordenação de todas as ações da disciplina, tanto no ensino como na pesquisa e na assistência, o professor titular deve ter perfil de liderança, capacidade de articulação e habilidade para lidar com conflitos, além de ser capaz de captar recursos para a instituição por meio da área em que atua. Para concorrer ao cargo é necessária elaboração de currículo lattes e de memorial – espécie de biografia focada nas experiências acadêmicas. No dia do concurso, o candidato apresenta aula em nível de graduação, pela qual é avaliado em relação à didática, postura, domínio do tema, uso de exemplos práticos, conexão do assunto com a experiência profissional, entre outros critérios.

Terminada a explanação, o candidato passa por arguição durante aproximadamente 3 horas. Cinco membros da banca examinadora fazem considerações sobre o currículo/memorial e perguntas a respeito da aula. Os jurados se reúnem, emitem os pareceres, calculam a média geral e o resultado é divulgado em seguida. A avaliação didática corresponde a 30% da nota, enquanto a análise e a arguição do currículo lattes e do memorial equivalem aos 70% restantes.

A aula apresentada pelo Dr. Mauro Sancovski abordou as “Síndromes hipertensivas na gestação”. A banca examinadora foi presidida pelo diretor da FMABC e professor titular de Cirurgia Torácica, Dr. Adilson Casemiro Pires, tendo como membros os doutores Marcelo Zugaib (professor titular de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP), César Eduardo Fernandes (professor titular de Ginecologia da FMABC), Antonio Fernandes Moron (professor titular do Departamento de Obstetrícia da Unifesp-EPM) e Ronaldo Roberto Bérgamo (professor titular de Nefrologia da FMABC).

A explanação do Dr. José Kleber Kobol Machado versou a respeito da “Icterícia neonatal por hiperbilirrubinemia indireta”. A banca responsável pela avaliação também teve como presidente o Dr. Adilson Casemiro Pires e foi composta pelos doutores Drauzio Viegas (professor emérito do Departamento de Pediatria da FMABC), Vânia Olivetti Steffen Abdallah (professora titular de Neonatologia da Universidade Federal de Uberlândia), Claudio Leone (professor titular do Departamento de Saúde Materno Infantil Pediátrica da Faculdade de Saúde Pública da USP) e Roseli Oselka Saccardo (professora titular de Clínica Pediátrica da FMABC).

EXPOENTES ACADÊMICOS

Vinculado à área de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina do ABC e aos hospitais de ensino da Fundação do ABC desde 1996, Dr. Mauro Sancovski é ex-aluno da escola, formado pela 3ª turma (1976). Possui residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia) também pela USP (1989). É coordenador de ensino do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, em Santo André, coordenador da Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande e responsável pela Maternidade “Vitalina Francisca Ventura”, de Caieiras. Responde pela Diretoria de Ensino e Pesquisa do Hospital Maternidade Interlagos, é perito cadastrado do IMESC, delegado regional do CREMESP, e possui MBA em Gestão da Saúde pela Getúlio Vargas in Company. Tem experiência em Medicina, nas especialidades de Obstetrícia e Ginecologia, com ênfase nas áreas da endocrinopatias e gravidez (diabetes e tireoide), cuidados pré-natal, gestação de alto risco e ensino médico.

Já o médico neonatologista Dr. José Kleber Kobol Machado é formado em Medicina pela FMABC, na turma de 1992. Cursou residência médica em Pediatria no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1995) e especializou-se em Neonatologia no Instituto da Criança do HC-FMUSP (1997), com título de especialista em Pediatria e Neonatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatria. O novo titular da FMABC tem mestrado (1999) e doutorado (2004) em Pediatria pela FMUSP e presidiu a Sociedade de Pediatria de São Paulo – regional Grande ABC entre 2003 e 2006. É professor associado do Departamento de Pediatria da FMABC e diretor clínico e técnico do Hospital Municipal Universitário de São Bernardo (HMU-SBC) desde 2008. A partir de 1999, passou a desempenhar atividades didáticas junto a alunos de 5º e 6º anos de Medicina e médicos residentes de Pediatria. Possui diplomas de MBA em Gestão da Saúde pela Getúlio Vargas in Company e de Gestão de Qualidade pelo IQG (Instituto Qualisa de Gestão).