Faculdade lança Revista MedABC com orientações gerais de saúde à população

Publicado em: 23/07/2015

Depois de 19 anos e 147 edições do jornal Crescendo ABC, cujo alvo é o público interno da instituição, a Faculdade de Medicina do ABC inova e lança neste julho mais um veículo de comunicação: a Revista MedABC. Trata-se de publicação com periodicidade mensal e tiragem de 60 mil exemplares, que tem como objetivo central alcançar o público leigo e passar orientações que favoreçam a prevenção de doenças, a promoção da saúde e a busca pelo tratamento e acompanhamento adequados.

A Revista MedABC nasceu da preocupação da Fundação do ABC – mantenedora da faculdade – em melhorar qualidade de vida da população. Por meio deste novo veículo de comunicação, FUABC e FMABC buscarão levar informações que estimulem mudanças no estilo de vida, como a prática de atividades físicas regulares, reeducação alimentar e adoção de hábitos saudáveis. Para isso, o periódico conta com a consultoria de experts em saúde: os professores da Faculdade de Medicina do ABC e profissionais que atuam nos hospitais da FUABC.

“Com a ampliação dos planos de trabalho da Fundação do ABC e novas unidades em cidades como Guarulhos e Osasco, por exemplo, enxergamos a oportunidade e o momento ideais para desenvolver esse novo projeto. A partir de agora, a população do ABC e também os usuários de hospitais e serviços de saúde da FUABC nos demais municípios terão à disposição uma revista sobre saúde, feita pelos nossos especialistas em saúde”, explica o diretor da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Adilson Casemiro Pires.

Com 8 páginas, totalmente colorido e com grande destaque para fotos e ilustrações, o primeiro número da Revista MedABC traz como matéria principal os cuidados com as doenças de inverno, dicas para prevenção e as diferenças entre gripe, resfriado e alergia. A edição piloto também conta com artigos sobre a piora da caspa com a chegada do inverno, alergias respiratórias, dor de ouvido em recém-nascidos, entre outros temas. “Nosso objetivo principal é ampliar o conhecimento das pessoas sobre saúde e sobre prevenção de doenças, com consequente impacto positivo na qualidade de vida. Já de início serão 60 mil exemplares distribuídos mensalmente, mas esperamos que com o passar do tempo consigamos ampliar ainda mais essa tiragem e atingir mais e mais pessoas. Queremos alertar para problemas frequentes e possibilitar que a população, por meio da informação, consiga buscar alternativas preventivas ou mesmo o atendimento precoce frente aos primeiros sinais e sintomas de alguma doença”, completa Dr. Adilson Casemiro Pires.

A distribuição da Revista MedABC será feita prioritariamente na região do ABC Paulista, com entregas pontuais também nas unidades administradas pela Fundação do ABC em Mauá, Rio Grande da Serra, Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Guarulhos, Praia Grande e Guarujá.