Farmácia de Alto Custo de São Bernardo completa 1 ano com mais de 100 mil pacientes atendidos

Publicado em: 28/05/2020

Equipamento instalado dentro do Poupatempo do município funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

 

Prefeito Orlando Morando visitou instalações e conversou com usuários – Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Implantada na gestão do prefeito Orlando Morando, em parceria com o Governo do Estado, a Farmácia da Alto Custo de São Bernardo completou este mês um ano de funcionamento. Para registrar a data, o chefe do Executivo esteve no local dia 21 de maio e comemorou a marca de 104.824 pacientes atendidos desde a sua inauguração, mais um avanço para a Saúde no município, que passou a contar com a descentralização dos medicamentos.

“Consideramos este primeiro ano de funcionamento mais um compromisso cumprido e uma vitória aos 12 mil usuários, que hoje demoram em média 15 minutos para serem atendidos. Comparado ao modelo anterior, com a retirada dos medicamentos no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, que tinha fila de espera de no mínimo 3 horas, além de economia de tempo, estamos ofertando Saúde e mais qualidade aos serviços prestados”, considerou o prefeito Orlando Morando.

ATENDIMENTO NA PANDEMIA

Durante o período de pandemia de Covid-19, o distanciamento e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também foram adotados para garantir a segurança do usuário e impedir a disseminação do vírus. Por ser um serviço essencial, todos os cuidados estão sendo tomados, bem como a distribuição dos medicamentos, de forma agendada por telefone ou por e-mail.

“Funcionários e pacientes que vêm retirar os medicamentos devem estar de máscara e o álcool gel está presente em todas as bancadas. Os pacientes debilitados podem solicitar que outras pessoas façam a retirada dos fármacos, desde que levem a receita e a apresentação dos documentos necessários”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

APROVAÇÃO

Amplamente aprovada pela população, com índice de 97% entre bom e ótimo, a unidade de São Bernardo conta com 27 funcionários responsáveis pela distribuição de aproximadamente 230 itens (incluindo as fórmulas alimentares), indicados para 85 tipos de doenças, entre imunossupressores em transplantes, esquizofrenia, Parkinsion, esclerose múltipla, entre outras.

O morador do bairro Baeta Neves, Everaldo de Oliveira Sezenando, de 48 anos, faz uso de medicamentos de alto custo há oito anos e a esposa há três. “Quando pudemos nos cadastrar para retirar o medicamento na nossa própria cidade foi um alívio pela diminuição do tempo de enfrentamento de fila e pela organização do serviço aqui em São Bernardo. Só melhorou para nós pacientes”, destacou Everaldo.

SERVIÇO

A Farmácia de Alto Custo de São Bernardo está instalada na Rua Nicolau Filizola, nº 100, Centro, dentro do Poupatempo e próximo ao Terminal de Ônibus João Setti. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2630 8081 ou pelo e-mail: contato.fme@saobernardo.sp.gov.br.