“Feira de Saúde” espera 600 pessoas para atendimentos gratuitos em São Caetano

Publicado em: 22/08/2014

Alunos da Faculdade de Medicina do ABC organizam neste sábado (23 de agosto) a 11ª edição da Feira de Saúde – evento que orienta e faz atendimento gratuito à população com exames, consultas e palestras educativas. A ação das 9h às 16h terá lugar no Hospital São Caetano, no bairro Santo Antonio (Rua Espírito Santo, nº 217), com expectativa de receber pelo menos 600 pessoas.

Entre os atendimentos disponíveis estarão exames de glicemia capilar (diabetes) e medição de pressão arterial, Papanicolau e testes para detecção de sífilis, hepatites B e C. Também haverá atendimento em diversas especialidades médicas, entre as quais Cardiologia, Dermatologia, Doenças Renais, Gastroenterologia, Pediatria e Hebiatria, Hematologia, Infectologia, Oncologia, Vascular, Plástica e Psiquiatria.

A orientação à população contará com curso de primeiros socorros voltado para o público leigo, que entre outras coisas ensinará a maneira correta para realização de massagem cardíaca. “A Feira de Saúde já se tornou evento tradicional na FMABC, que permite aos alunos ter contato com pacientes desde os primeiros anos do curso de Medicina, além de exercitar os ensinamentos teóricos na prática. É uma oportunidade de aprender e, ao mesmo tempo, beneficiar a comunidade onde o evento é realizado”, explicam as alunas do 2º ano de Medicina e coordenadoras da 11ª Feira de Saúde, Fernanda Cafeo e Mariana Gouveia.

Mobilização discente

A Feira de Saúde é organizada pelo Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro, do curso de Medicina. Ao todo estão envolvidas cerca de 20 ligas acadêmicas e centenas de estudantes voluntários, supervisionados por professores responsáveis pelas orientações nos atendimentos.

As ligas são compostas por estudantes da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC e por professores orientadores, que coordenam e auxiliam em atividades como cursos, atendimentos ambulatoriais, trabalhos científicos e palestras. Cada liga atuará em sua área – algumas de forma integrada – para atendimento voluntário e exames diagnósticos e de prevenção das doenças mais prevalentes, com abrangência de todas as faixas etárias.

Serviço: A 11ª Feira de Saúde da Faculdade de Medicina do ABC ocorrerá em 23 de agosto, das 9h às 16h, no Hospital São Caetano (Rua Espírito Santo, n° 217, bairro Santo Antonio, São Caetano do Sul).