Fila Zero: São Caetano promove 1º Mutirão de Prótese Dentária

Publicado em: 23/10/2015

388_mutirao-protese-dentaria_pmscs_eric_romeroA Prefeitura de São Caetano deu início em 3 de outubro ao 1º Mutirão de Prótese Dentária do Programa Fila Zero. Na ocasião, foram atendidas 150 pessoas no primeiro dia da ação, o que superou a expectativa do setor de Odontologia da Secretaria de Saúde. Estavam previstos 100 pacientes pré-agendados, mas outros 50 apareceram de forma espontânea.

A iniciativa inédita contará com outras edições em outubro, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Maria Domingas Robilota Torres (Rua Lourdes, 525, Bairro Nova Gerty). A previsão de entrega das 300 próteses totais (superiores e inferiores) é para o dia 7 de novembro.

“É um trabalho artesanal. Até hoje, ninguém inventou nada diferente neste tipo de conduta. Vi a sequência até a confecção da prótese. É uma ação muito bonita. O que queremos é atingir toda a população que vai precisar de uma prótese. Ao longo do tempo, nós vamos zerar a fila”, afirma o prefeito Paulo Pinheiro.

O secretário municipal de Saúde, Jesus Adalberto Gutierrez, observa que o Programa Fila Zero é o guarda-chuva de várias ações, como os mutirões, sejam os mensais que abrangem diversas especialidades ou os específicos. “É um trabalho muito positivo. As pessoas estão reconhecendo e tendo a oportunidade de solução de seus problemas dentários. Os funcionários estão empenhados. De uma forma geral, estamos muito felizes com os resultados que temos obtido. Se a população estiver feliz, nós também estamos”.

Segundo a responsável técnica da Odontologia de São Caetano, Suzete Consulini, além de zerar as demandas reprimidas de próteses dentárias totais na rede municipal, o objetivo é resgatar a dignidade, proporcionando saúde e bem-estar à população. “A Central de Agendamento entrou em contato com todos os munícipes dentro desse perfil. O procedimento normal dos dentistas para a confecção das próteses leva até 45 dias. São necessárias cumprir cinco etapas: molde, três provas de ajuste e, por último, a finalização”, explica.