FMABC anuncia parceria para implementação da plataforma UpToDate

Publicado em: 27/01/2023

Tecnologia trará acesso rápido a milhares de artigos baseados em evidências e protocolos avançados para usuários vinculados à instituição

 

O Centro Universitário FMABC acaba de anunciar uma parceria com a Wolters Kluwer para implantação do UpToDate na instituição de ensino e em hospitais ligados à Fundação do ABC. A medida beneficiará mais de 4,6 mil usuários, incluindo estudantes de graduação dos 10 cursos da FMABC, além de docentes, pós-graduandos, residentes e profissionais da saúde ligados à instituição.

O UpToDate é uma solução de suporte à decisão clínica baseada em evidências, que permite aos usuários acesso a artigos e protocolos clínicos atualizados, aumentando o conhecimento dos estudantes e profissionais da área da saúde e reduzindo as chances de erros médicos e eventos adversos.

De acordo com Sonia Hix, pró-reitora adjunta de Graduação do Centro Universitário FMABC, a parceria com a Wolters Kluwer para a implementação do UpToDate surgiu por meio de solicitações dos próprios estudantes, que já tinham conhecimento dos bons resultados proporcionados pela plataforma.

“É uma reivindicação de longa data por parte dos estudantes, principalmente do curso de medicina, que veem na ferramenta uma oportunidade de enriquecer ainda mais a aprendizagem. Além disso, o UpToDate é uma plataforma reconhecida internacionalmente, que conta com um conceituado corpo de revisores, baseado em evidências, em artigos científicos e em fontes confiáveis. Esses são os principais motivos pelos quais ele foi escolhido para a nossa instituição”, explica a docente.

Para Sonia, o acesso a informações atualizadas e confiáveis é uma das necessidades relacionadas aos cursos de saúde. “A realidade de hoje é diferente do que pode ser daqui a um tempo, com novos estudos, novas percepções e novas informações. Nesse sentido, é necessário que as instituições estejam sempre inovando e oferecendo recursos que contribuam para que os agentes deste setor, seja o estudante, o docente ou o profissional, tenham acesso às informações mais confiáveis e atualizadas possíveis”, acrescenta.

A pró-reitora explica que, mais do que beneficiar a instituição, a solução tem potencial para aprimorar a qualidade do cuidado também no serviço de saúde prestado à região, já que o Centro Universitário disponibilizará a ferramenta para profissionais de saúde tanto no Hospital Municipal Universitário, em São Bernardo do Campo, como no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André.

“Certamente o UpToDate irá auxiliar na melhoria do atendimento da própria população e dos pacientes, uma vez que, por meio da ferramenta, será possível reduzir o volume de tratamentos inadequados, efeitos adversos e, consequentemente, o tempo de internação e de atendimento ao paciente, gerando, sobretudo, melhor qualidade de vida para as pessoas atendidas”, finaliza.