FMABC comanda evento da Regional-SP da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Publicado em: 21/11/2014

A Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RESP) organizou dias 31 de outubro e 1º de novembro o 3º Curso de Educação Médica Continuada em Dermatologia (CEMCD). Realizado no Centro Fecomercio de Eventos, na Capital, o evento incluiu a 148ª Jornada Paulista de Dermatologia, que neste segundo semestre esteve sob responsabilidade integral da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC.

No primeiro dia de atividades, o curso reuniu especialistas de diversas instituições para debates sobre temas variados, com destaque para os convidados internacionais Eckart Haneke (Alemanha) e Maria Bibiana Leroux (Argentina). A coordenadora do Ambulatório de Urticária da Medicina ABC, Dra. Roberta Jardim Criado, participou com palestra sobre “Testes alérgicos cutâneos e sistêmicos”, enquanto o professor da disciplina de Reumatologia da FMABC, Dr. José Carlos Szajubok, abordou o tema “Novas modalidades e interpretações na pesquisa do fator antinuclear (FAN)”.

148ª Jornada Paulista de Dermatologia

Em 1º de novembro entrou em cena a 148ª Jornada Paulista de Dermatologia – espaço destinado à apresentação e discussão de casos dermatológicos entre especialistas dos mais diversos serviços e subespecialidades da Dermatologia. A Regional São Paulo da SBD elege somente duas faculdades por ano para comandar o evento. Em 2013 foram selecionadas a Unicamp e a Unifesp/EPM. Neste 2014 foi a vez da FMUSP no primeiro semestre e da FMABC no segundo. A organização esteve a cargo dos docentes Cristina Laczynski, Francisco Le Voci, Lucia Mioko Ito e Roberta Jardim Criado, sob supervisão do professor titular de Dermatologia da FMABC, Dr. Carlos D’Apparecida Santos Machado Filho.

“Ficamos honrados com o convite da SBD-RESP, que é a maior regional da Sociedade Brasileira de Dermatologia (são 7.482 associados na SBD-Nacional, sendo 2.480 somente na SBD-RESP). Assumimos responsabilidade muito grande ao aceitar o comando da 148ª jornada e estamos bastante satisfeitos com os resultados obtidos a partir das discussões”, revela o assistente colaborador da disciplina de Dermatologia da FMABC e conselheiro da SBD-RESP, Dr. Nobuo Matsunaga.

Para esta edição da jornada, Dr. Carlos D’Apparecida Santos Machado Filho, em concordância com a Diretoria da SBD-RESP, optou por apresentar os casos clínicos de maneira inédita, em forma de vídeo, com registros detalhados dos pacientes antes, durante e após os tratamentos. Foram 22 casos debatidos, todos com riqueza de detalhes e abertos para discussão com a plateia.