FMABC comemora Dia Nacional do Adolescente com série de atividades para o público

Publicado em: 23/09/2022

O Centro Universitário FMABC, em Santo André, realizou dia 21 de setembro uma série de atividades em comemoração ao Dia Nacional do Adolescente. Aberto ao público, o evento “Adolescência, autonomia e diversidade” teve como objetivo destacar o protagonismo juvenil, com diversas ações preparadas pelos próprios jovens.

O evento foi uma iniciativa do Instituto de Hebiatria do Centro Universitário, referência regional no atendimento de saúde física e mental de adolescentes. A equipe multidisciplinar do serviço contou com o suporte de entidades parceiras e apoiadores para realização do encontro.

Entre os destaques da programação esteve a exposição “Eu, adolescente, e o mundo”, composta por mais de 200 criações artísticas idealizadas por jovens integrantes das entidades parceiras do Instituto de Hebiatria. A ideia da exposição foi mostrar que o adolescente pode participar ativamente de todo o processo criativo.

A agenda contou também com apresentações do projeto cultural “Locomotiva” e da ONG “Sorrir e Viver”, grupo de “clowns” que demonstrou a importância da vacinação e do autocuidado.

A lista de atividades propostas contou ainda com uma oficina de graffiti e ilustração coordenada pelo artista e educador Rodrigo Smul, além de uma conversa com o atleta paraolímpico Luiz Henrique Medina, que destacou a importância da resiliência e do respeito à diversidade.

A equipe multidisciplinar do Instituto de Hebiatria da FMABC também disponibilizou para o público presente estações de relaxamento, música, dança e nutrição que contaram com o apoio de estudantes de diversos cursos de graduação do Centro Universitário FMABC.

“Para nós, o Dia do Adolescente é uma forma de dar visibilidade a uma parcela importante da população, que necessita de espaço e reconhecimento para promoção da atenção integral à sua saúde. Vamos comemorar estimulando a criatividade juvenil”, explica a coordenadora do Instituto de Hebiatria da FMABC, Dra, Lígia Reato.