FMABC conta com serviço de referência no combate ao tabagismo

Publicado em: 29/08/2022

Foto: Divulgação/FMABC

Dia 29 de agosto é o ‘Dia Nacional de Combate ao Fumo’. A data foi criada por Lei Federal para reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população envolvendo os riscos sociais, econômicos e ambientais provocados pelo hábito de fumar.

O uso contínuo é responsável por diversos prejuízos à saúde, como doenças cardíacas e pulmonares, além de diversos tipos de cânceres, úlceras, impotência e infertilidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo mata cerca de 8 milhões de pessoas no mundo por ano.

Por se tratar de uma dependência química, o impacto do cigarro não se restringe apenas à saúde, como também alcança a vida social dos usuários, além de pesar no bolso. “É importante conter os vícios para poupar não só a própria saúde, como também a de todos que convivem de perto de quem tem o hábito do tabagismo”, recomenda o professor Elie Fiss, pneumologista do Centro Universitário FMABC.

Apesar dos inúmeros riscos, há tratamento para aqueles que desejam se livrar do hábito. “Por ser uma doença, o tabagismo necessita de uma abordagem multidisciplinar para ser combatido. Alguns pacientes conseguem parar sem nenhum auxílio, mas outros precisam de algum tipo de tratamento”, explica o médico.

Na região do ABC, um dos centros de referência que realizam este tratamento multidisciplinar é o Serviço de Reabilitação Pulmonar localizado no ambulatório do Centro Universitário FMABC. Em operação desde 2015, o local oferece tratamento gratuito para o vício em cigarro, com equipe composta por médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e farmacêuticos.

O serviço realiza consultas médicas e oferece grupos de apoio e medicamentos para quem está tentando parar de fumar. Para mais informações, é possível entrar em contato com o setor via WhatsApp pelo telefone (11) 98522-4438. Os atendimentos no ambulatório são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.