FMABC é representada em júri técnico na premiação Abril & Dasa de Inovação Médica

Publicado em: 16/12/2020

Titular de Pneumologia, o Dr. Elie Fiss esteve entre os médicos responsáveis pela seleção dos cinco trabalhos de inovação médica para Covid-19

 

Dr. Elie Fiss

Dr. Elie Fiss, professor titular de Pneumologia do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC)

Professor titular de Pneumologia do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), o Dr. Elie Fiss participou de júri técnico do Prêmio Abril & Dasa 2020, cujos vencedores foram divulgados em 9 de dezembro. Entre os jurados estavam outros 13 médicos amplamente reconhecidos na área da ciência e medicina brasileira.

De experimentos em laboratório a estratégias de educação e prevenção em massa, a premiação buscou reconhecer profissionais e instituições brasileiras que fizeram a diferença nas áreas científica, clínica e assistencial para a melhor compreensão e enfrentamento do novo coronavírus, bem como seus efeitos indiretos no sistema de saúde.

O evento on-line de divulgação dos vencedores premiou os cinco trabalhos mais relevantes na busca por respostas sobre a pandemia. As categorias deste ano foram: Medicina Social, Medicina Diagnóstica, Genética, Prevenção e Tratamento.

VENCEDORES

Na categoria de Prevenção, a Faculdade de Saúde Pública da USP foi premiada pela rede de Inteligência artificial, a IACOV-BR, criada para acompanhar os quadros clínicos após triagem e coleta de informações dos pacientes de Covid-19.

Em Genética, a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz Minas), em parceria com a empresa Visuri e Instituto René Rachou, foi a vencedora com o OmniLAMP, um dispositivo de baixo custo capaz de realizar testes moleculares para a Sars-Cov-2 com precisão semelhante ao teste RT-PCR.

 

Em Medicina Diagnóstica, o Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Inrad-HCFMUSP) ganhou com a criação da RadVid19, uma plataforma que compara imagens de tomografia de tórax e, em poucos minutos, indica se determinado paciente apresenta um quadro de infeção.

Em Tratamento, o Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) recebeu o prêmio pela máquina Cicloergômetro Vida Inteligente, utilizada para manter pacientes acamados em movimento, melhorando sua função respiratória e cardíaca.

Finalmente, na categoria de Medicina Social, a ONG Saúde, Alegria e Sustentabilidade Brasil – SAS foi premiada pelas cabines de teleatendimento com desinfecção automática para assistência de comunidades durante a pandemia.

PRÊMIO ABRIL & DASA

O Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica é uma iniciativa dos grupos Abril e Dasa, com a curadoria de Veja Saúde. O objetivo é descobrir ideias e realizações com potencial inovador, capazes de mudar a vida e a saúde das pessoas. Na edição 2020, a premiação foi focada apenas em ‘cases’ voltados à Covid-19. Foram aceitos trabalhos conduzidos, publicados ou liderados por médicos e cientistas brasileiros que contemplam estudos em fase clínica, testes laboratoriais, projetos educativos e assistenciais, campanhas de prevenção, entre outras áreas.

DESTAQUE ACADÊMICO

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC na turma de 1979, onde também cursou Residência Médica, Dr. Elie Fiss possui doutorado em Pneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), concluído em 1993. Além de professor titular de Pneumologia da FMABC, é responsável pelo Centro de Reabilitação Pulmonar da FMABC – vinculado à disciplina de Pneumologia –, que funciona desde 2001 no campus universitário. O docente também está à frente da coordenação do Centro de Pneumologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, e possui amplo conhecimento em linhas de pesquisa que investigam patologias como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), reabilitação pulmonar, tosse crônica, doença do refluxo gastroesofágico e Influenza.