FMABC e Ribeirão Pires selam acordo de cooperação contra a Monkeypox

Publicado em: 19/08/2022

Secretário de Saúde de Ribeirão Pires, Audrei Rocha, o reitor em exercício da FMABC, Fernando Fonseca, a pró-reitora de graduação, Roseli Oselka, e a gerente dos ambulatórios, Elisangela Rosa Lima

Dia 17 de agosto, o secretário de Saúde do município de Ribeirão Pires, Audrei Rocha, foi recebido por uma comissão do Centro Universitário FMABC para firmar parceria que prevê que a instituição de ensino preste treinamento em protocolos de atendimento e orientações sobre a “Monkeypox”, popularmente conhecida como “varíola dos macacos”. A ação é destinada aos profissionais da rede de atenção à saúde do município.

Além do secretário, estiveram presentes o reitor em exercício da FMABC, Fernando Fonseca, a pró-reitora de graduação, Roseli Oselka, e a gerente dos ambulatórios, Elisangela Rosa Lima.

A colaboração prevê que os profissionais da FMABC ofereçam seu conhecimento e experiência para compartilhar informações relevantes sobre os procedimentos indicados em casos suspeitos da doença, fortalecendo o processo de educação continuada na saúde pública.

Além de Ribeirão Pires, outras cidades da região do ABC também contarão com a participação do Centro Universitário FMABC para apoiar seus profissionais de saúde no combate à doença, que tem apresentado crescimento no número de casos. Na semana passada um encontro semelhante já havia consolidado a cooperação com o município de Rio Grande da Serra.

“A FMABC está sempre disposta a apoiar os municípios da região, além de oferecer qualificação profissional que permite estratégias eficientes de enfrentamento às crises sanitárias como essas que temos vivenciado nos últimos anos”, explica o reitor em exercício, Fernando Fonseca.

Esta é mais uma iniciativa da FMABC no enfrentamento à Monkeypox. Além dos treinamentos que serão oferecidos, a instituição também foi recentemente credenciada pelo Instituto Adolfo Lutz para fazer parte da rede estadual de diagnósticos da doença, com amostras sendo examinadas em seu Laboratório de Análises Clínicas.