FMABC homenageia aluna com Laboratório de Habilidades de Enfermagem “Mayara Vilela de Moraes”

Publicado em: 27/11/2015

A Faculdade de Medicina do ABC organizou em 16 de novembro solenidade para batizar o Laboratório de Habilidades de Enfermagem com o nome da aluna Mayara Vilela de Moraes, que faleceu em junho deste ano, vítima da violência que aflige toda a sociedade. Colegas do curso de Enfermagem foram dispensados das aulas para participar da homenagem, que recebeu familiares da estudante, professores e membros da Diretoria da FMABC.

“Foi um momento muito significativo, marcante na história do curso de Enfermagem. Recebemos os familiares da Mayara e a solenidade toda esteve repleta de emoção”, descreve a professora titular e coordenadora do curso de Enfermagem da FMABC, Dra. Rosangela Filipini.

O Laboratório de Habilidades de Enfermagem é espaço dedicado a simulação e treinamento de práticas de Enfermagem, como forma de preparação dos alunos para atuação nos hospitais e ambulatórios da instituição. Além disso, exerce papel multiprofissional, recebendo atividades correlatas dos diversos cursos da faculdade e na educação permanente dos colaboradores da FMABC.

REESTRUTURAÇÃO E MODERNIZAÇÃO

Hoje o Laboratório de Habilidades de Enfermagem é composto por sala central para realização de aulas práticas e espaço anexo, com simulador de centro cirúrgico. Também integram o local área administrativa e estoque de materiais. A maioria dos manequins utilizados na simulação de procedimentos é importada, com riqueza de detalhes e modelos específicos para atuação em Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ginecologia e Obstetrícia, por exemplo.

Estudos estão em andamento no curso de Enfermagem da FMABC para reestruturação completa e modernização do laboratório, segundo projeto elaborado por comissão de professores da graduação. “Em meados de junho, a professora Simone Camilo visitou o Laboratório de Habilidades de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, considerado referência no gênero, com infraestrutura, conceito e equipamentos de primeiro mundo. A partir dessa experiência e inspiradas no modelo da USP, criamos uma comissão no curso de Enfermagem da FMABC, coordenada pela professora Ana Maria Fiorano, que está responsável pelo projeto de um novo e moderno laboratório de habilidades”.

Dentro da nova proposta, o Laboratório de Habilidades de Enfermagem deverá ser concebido em estações, com possibilidade de simulação em diferentes situações práticas de atendimento. Serão espaços independentes para treinamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Clínica Médica Cirúrgica, Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria e Centro Cirúrgico. “Também estamos prevendo um ambiente residencial, com mobiliários, que será extremamente útil para aulas de atendimento em visitas domiciliares. Trata-se de campo de atuação em ascensão na profissão e bastante importante dentro da estratégia de saúde da família”, explica a Dra. Rosangela Filipini.