FMABC identifica primeiros casos da variante Ômicron na região

Publicado em: 07/01/2022

Sequenciamento genômico feito no laboratório do Centro Universitário detectou 3 casos, dos quais 2 em São Bernardo e 1 em São Caetano

 

O Centro Universitário FMABC, em Santo André, confirmou dia 29 de dezembro os primeiros casos no Grande ABC da Ômicron, nova variante do coronavírus.  Por meio do sequenciamento genômico realizado no laboratório do Centro Universitário, foram identificados dois casos de São Bernardo do Campo e um de São Caetano do Sul.

Nenhum dos pacientes diagnosticados tinha histórico recente de viagens, o que pode sugerir transmissão comunitária, cabendo essa avaliação às autoridades de saúde por meio de seus serviços de vigilância epidemiológica.

Além da identificação da nova variante no ABC, o laboratório da FMABC também registrou aumento no percentual de testes positivos de Covid-19 detectados nos exames RT-PCR. O índice de positividade, que era de 2,5%, passo para 8% no final do ano. O Centro Universitário realiza, em média, 250 testes diariamente.

A FMABC faz o sequenciamento genético das variantes de Covid desde o mês de setembro. Até o momento, todos os lotes analisados vinham demonstrando a prevalência da variante Delta. No último lote, porém, 80% eram da variante Ômicron. Além dos três casos encontrados no Grande ABC, houve ainda um caso da nova variante registrado na cidade de São Paulo.

“O sequenciamento genético nos permite conhecer e acompanhar a evolução das variantes de maneira mais ágil. Um vírus altamente transmissível, como este causador da Covid, está sempre mudando para se adaptar. Quanto mais amostras tivermos para analisar, mais iremos entender como ele está se desenvolvendo na comunidade, quais as medidas de prevenção são mais efetivas e como as vacinas estão agindo. Com essa iniciativa faremos um mapeamento mais detalhado dos casos na região”, explica Fernando Fonseca, vice-reitor do Centro Universitário FMABC.