FMABC inaugura Centro de Simulação em Saúde

Publicado em: 17/03/2023

O Centro Universitário FMABC inaugurou, em 10 de março, o Centro de Simulação em Saúde. Trata-se de um conjunto de salas equipadas onde serão realizadas simulações realísticas de atendimentos pelos quais os profissionais de saúde costumam passar, fazendo assim com que os estudantes possam praticar e aprimorar suas habilidades.

O espaço conta com quatro salas de aula e cinco estações, cada uma representando uma situação de atendimento. São elas: “Simulação de acolhimento em saúde mental e exame psíquico”; “Simulação de parto e cuidados imediatos ao recém-nascido”; “Simulação em semiotécnica”; “Prática de compressão torácica” e “Simulação de parada cardiorrespiratória”.

Cada um dos espaços conta com equipamentos e manequins que permitem a imersão do estudante na simulação, trazendo uma experiência próxima da que eles terão que lidar no seu futuro profissional. Também são preparados roteiros para situações onde é necessário não apenas o exame físico dos pacientes, mas também um acolhimento sensibilizado.

“O Centro de Simulação permite que sejam recriadas situações graves e até mesmo algumas mais raras dentro do escopo do atendimento em saúde. O aluno poderá praticar sua abordagem dentro de um ambiente seguro e controlado, e entendendo como isso pode ser aplicado quando se trata de casos reais”, explica José Roberto Generoso Jr., consultor do projeto.

O reitor do Centro Universitário, David Uip, discursou na cerimônia de inauguração sobre a importância da iniciativa. “Com este espaço seguimos investindo no que há de melhor para a formação dos nossos estudantes. A simulação clínica está presente nas principais instituições internacionais de ensino em saúde, e nós mostramos que atingimos os patamares elevados”, explica.

Após o descerramento da placa, os presentes no evento foram convidados a conhecer cada uma das salas e verificar algumas das simulações. O novo laboratório começou a operar com aulas para as turmas de medicina e enfermagem.