FMABC integra atividades do Projeto Rondon durante mês de férias

Publicado em: 02/08/2019

Projetos com foco em inclusão, saúde e cidadania são promovidos por alunos e professores em diversas comunidades

 

Equipe da FMABC em visita às comunidades da cidade de Taquarivaí, interior de SP

Entre os dias 14 e 19 de julho alunos do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) de Santo André (SP) participaram do Projeto Rondon na cidade de Taquarivaí, no interior de São Paulo. Trata-se de iniciativa que envolve a participação voluntária de alunos, professores e instituições de ensino superior em prol da integração social em comunidades carentes, com foco no desenvolvimento de ações ligadas à promoção à saúde, cultura e educação. No Centro Universitário Saúde ABC a atividade é organizada pelo Núcleo Rondon de Extensão Comunitária (NUREC), ligado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e com apoio do Centro de Estudos em Saúde da Coletividade (CESCO).

A visita à cidade contou com diversas oficinas, entre elas de Gestão Pública Ambiental, Saúde do Trabalhador e Educação Ambiental. O objetivo foi fazer com que gestores, funcionários, autoridades e munícipes refletissem sobre a situação atual e as alternativas viáveis para a melhoria da saúde, da qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

Um dos projetos promovidos foi sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Na ocasião foram levantadas as ISTs mais prevalentes no Brasil, bem como possibilidades de prevenção e tratamento. Por fim a ação contou com dinâmicas e uma roda de conversa sobre como abordar o assunto em sala de aula.

O uso indiscriminado de medicamentos controlados foi tema de outra oficina, desta vez sobre plantas medicinais. Foram apresentadas as principais plantas medicinais utilizadas no dia a dia e seus efeitos no corpo humano. O foco é proporcionar o primeiro contato dos moradores com o tema, a fim de diminuir o uso abusivo de medicamentos com a implementação de técnicas mais naturais e menos invasivas.

Além das iniciativas coordenadas pela FMABC na área da saúde, as demais universidades participantes do programa de extensão realizaram ações voltadas a temas como direitos humanos, ética e cidadania e castração e bem-estar animal. “A participação dos alunos em várias atividades durante toda a semana permitiu um contato enriquecedor nas diferentes áreas da ciência e consequentemente da cidadania. As iniciativas promovidas em Taquarivaí foram responsáveis por conscientizar a população não apenas sobre assuntos ligados à saúde, mas a respeito de diferentes áreas do desenvolvimento social e humano da população”, disse a docente da disciplina de Histologia e coordenadora do Projeto Rondon Estadual da FMABC, Dra. Silvia de Oliveira. Participaram da visita os alunos Laura Bunnel Fukuda, Catarina Minczuk e Juliana Barbosa, do curso de Medicina, e os estudantes Luis Pretextato e Kethilyn Cardoso, graduandos em Gestão em Saúde Ambiental.

Alunas promovem oficinas com as crianças no Morro do Kibon, em Santo André

MORRO DO KIBON

No dia 27 de julho outras duas ações das equipes do Projeto Rondon da FMABC foram organizadas no Morro do Kibon, em Santo André. A atividade foi direcionada às crianças e liderada pelo grupo Quem Ama Abraça (QAA). Pela manhã foi promovida a ação batizada de “Beleza Afro”, que buscou desmistificar as problematizações associadas ao padrão negro. Cabeleireiros profissionais fizeram penteados nos moradores e mostraram a importância do empoderamento da comunidade diante das ocasiões de preconceito, ressaltando as belezas multiculturais.

Na parte da tarde foi realizada uma oficina de pipas ministrada no Centro Cultural de Resistência Andreense (CECRAN). As equipes ensinaram as crianças a construir pipas, dado o alto interesse neste tipo de lazer durante o mês de férias. Ao todo, participaram 11 estudantes: Rafaela Alves de Sousa, Bianca Kemmilly Rodrigues Paiva, Gabriel Martin da Silva, Karina Paula e Souza, Nataly Souza, Rafaela Alves de Sousa, Julia Milena Pereira, Bianca Kemmilly Rodrigues Paiva, Donna Zagretti, Kessia Maria Duarte e Mariana Giacomello Carreira Ribeiro.

“O Rondon Local tem possibilitado aos alunos e alunas conhecer a diversidade regional e econômica da nossa região. Chegar perto e atuar com realidades tão distintas, mas próximas, tem propiciado um olhar mais humanizador para as desigualdades. Não tenho dúvidas do quanto essas experiências agregam valores fundamentais à prática propositiva e cidadã de um profissional de saúde”, explica a vice pró-reitora de Extensão e professora do departamento de Saúde da Coletividade, Dra. Silmara Conchão.

PROJETO RONDON

O objetivo do Projeto Rondon é desenvolver ações que tragam benefícios permanentes às comunidades parceiras por meio da melhoria do bem-estar social e da capacitação da gestão pública. Além disso, busca integrar universitários à realidade dos municípios, dando a eles o sentido de responsabilidade social e coletiva em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses, contribuindo com a formação acadêmica dos estudantes.