FMABC organiza 14ª “Semana de Enfermagem”

Publicado em: 17/05/2013

O curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC organiza nesta sexta-feira (17 de maio) a 14ª edição da Semana de Enfermagem, cujo tema é “A estomaterapia no contexto do cuidar em enfermagem”. A atividade ocorre das 8h às 17h30 no Anfiteatro do Centro de Pesquisas CEPES e visa a integração entre os alunos de graduação, favorecendo a reflexão entre docentes e discentes sobre a prática da profissão, além de celebrar a data-símbolo da enfermagem brasileira.

A abertura dos trabalhos será feita pela coordenadora do curso, Dra. Rosangela Filipini. No período da manhã, os destaques ficam para a palestra da representante da Faculdade São Camilo, Andrea Bertelli, sobre “Consultório de enfermagem em estomaterapia”, e para a mesa redonda “Iatrogenias no cuidado com feridas”, que reunirá representantes das comissões de ética do Hospital Estadual Mário Covas, Hospital Anchieta e Hospital Municipal Universitário, além da área de pesquisa da FMABC. A mediação será feita pela coordenadora do curso de Enfermagem entre 1999 e 2009, Dra. Maria Belén Salazar Posso.

À tarde haverá a palestra da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) sobre “Competências e autonomia para o cuidado em estomaterapia”, seguida de Feira Tecnológica com exposição de filmes e produtos de uso em feridas.

Florence Nightingale e Ana Néri

A Semana de Enfermagem é celebrada oficialmente no Brasil no intervalo entre 12 e 20 de maio, que representa as datas de nascimento da “mãe” da enfermagem, Florence Nightingale, e de morte da brasileira Ana Néri, considerada o símbolo da enfermagem nacional pelos serviços prestados aos feridos na Guerra do Paraguai. A comemoração foi instituída por Juscelino Kubitschek em 1960, através do Decreto nº 48.202. É celebrada em todo o país pelos profissionais de enfermagem em instituições de saúde, educação e em organizações de classe. O dia 12 de maio é mundialmente conhecido como o dia da enfermeira.