FMABC organiza 8ª edição do Simpósio Internacional de Educação em Ciências da Saúde

Publicado em: 06/11/2020

Evento on-line reuniu cerca de 500 participantes

Paralelamente à 45ª edição do Congresso Médico Universitário do ABC, o COMUABC, organizado pelo curso de Medicina em outubro, o Centro Universitário Saúde ABC – FMABC organizou virtualmente a 8ª edição do Simpósio Internacional de Educação em Ciências da Saúde (SIECS), sob responsabilidade dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão em Saúde Ambiental, Gestão Hospitalar, Nutrição, Psicologia, Tecnologia em Radiologia e Terapia Ocupacional. O tema do SIECS foi “COVID-19: tudo o que você quer saber”. A atividade foi transmitida ao vivo no dia 20 de outubro pelo YouTube, de manhã e à noite. No dia participaram cerca de 500 pessoas e, até 6 de novembro, as duas transmissões somavam quase 2.200 visualizações.  Os links são https://is.gd/WOHHCG e https://is.gd/xRYwwv.

O tema central das discussões foi a pandemia de COVID-19, sob diversos aspectos. Entre os quais: treinamento de funcionários para cumprimento de protocolos de segurança; aquisição de insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); panorama epidemiológico antigo e atualizado da doença; reorganização das atividades assistenciais nas unidades de saúde; tratamento farmacológico da COVID-19; desenvolvimento e realização de exames laboratoriais para diagnóstico; imunização e possíveis vacinas, entre outros temas.

Participaram de mesa redonda multiprofissional o vice-reitor do centro universitário e responsável pelo Laboratório de Análises Clínicas da FMABC, Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca, além das pesquisadoras do laboratório, Dra. Beatriz da Costa Aguiar Alves e Dra. Glaucia Raquel Luciano da Veiga.

Do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, participaram a diretora de Enfermagem e professora do curso de Enfermagem da FMABC, Maria Elisa Ramos; a farmacêutica responsável e professora do curso de Farmácia da FMABC, Daniela Archanjo; o fisioterapeuta Olider Gardin Junior, coordenador da Reabilitação, e a terapeuta ocupacional e professora do curso de Terapia Ocupacional da FMABC, Renata Cristina Bianco Gardin. Os participantes, que trabalham na linha de frente de combate à COVID-19, compartilharam experiências profissionais vividas desde o início da pandemia.

Também participaram do evento virtual pró-reitores, coordenadores de curso, professores e alunos. O simpósio permitiu a interação em tempo real entre estudantes e demais participantes via chat, o que enriqueceu o aprendizado.