FMABC participa de Congresso Brasileiro de Educação Médica

Publicado em: 11/11/2022

Aconteceu entre os dias 3 e 6 de novembro, em Foz de Iguaçu (PR), o 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica, com o tema “Ciência, cuidado e resiliência na educação médica”. O evento reuniu médicos, professores e estudantes de Medicina interessados em debater os caminhos da educação em saúde no País.

Uma das atrações do Congresso foi o Fórum Nacional de Serviços de Apoio a Estudantes de Medicina, coordenado por Sérgio Baldassin, professor de Psiquiatria do Centro Universitário FMABC. Além dele, a instituição também esteve representada no Congresso por Silvia de Oliveira, coordenadora do 1º ano do curso de Medicina, e alunos que estiveram presentes para prestigiar o encontro.

A pauta do debate girou em torno de erros, barreiras e perspectivas em saúde para estudantes e serviços de apoio aos alunos de Medicina, reunindo centenas de serviços, pesquisadores e cuidadores.

“Alguns serviços que se isolaram do que se tem feito de melhor em todo o mundo acabaram fechando em 2022. É por isso que os coordenadores do Fórum escolheram este tema, compartilhando dicas com todos os educadores, gestores, alunos e interessados, pois o cuidado pessoal e da saúde emocional tem sido um objetivo mundial”, explica Baldassin.

“Esta tem sido a meta, inclusive, de atletas de alto desempenho, focando não apenas na oferta de atendimento, mas no aprendizado e na melhoria de habilidades pessoais e institucionais neste quesito da saúde mental, que ganhou tanta importância depois de tudo o que passamos com a pandemia de Covid-19”, completa o professor.