FMABC promove vacinação contra o sarampo

Publicado em: 25/07/2019

Foram vacinadas 478 pessoas, entre funcionários da faculdade, Fundação do ABC e colaboradores de empresas terceirizadas

O Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) promoveu dia 19 de julho a vacinação de bloqueio contra o sarampo no campus universitário, em Santo André. Foram vacinadas 478 pessoas, entre funcionários da faculdade, Fundação do ABC e colaboradores de empresas terceirizadas que circulam pelo campus. A iniciativa, que teve parceria com o Centro de Saúde Escola da FMABC, foi realizada após a identificação de um caso suspeito no campus.

Considerado erradicado no Brasil até o ano passado, o sarampo já teve mais de 420 casos registrados no País e o número de novas pessoas infectadas disparou em São Paulo.

A Secretaria de Estado de Saúde mantém a campanha de vacinação contra a doença até 16 de agosto. O público-alvo são jovens com idade de 15 a 29 anos, considerada mais vulnerável a infecções devido a menor procura pela segunda dose da vacina. No dia 20 de julho, “Dia D” da campanha, foram imunizadas 223,3 mil pessoas, segundo balanço da Secretaria da Saúde.

Em 2019, foram confirmados até meados de julho 484 casos de sarampo no Estado de SP. Desse total, 75% se concentram na Capital, com 363 casos. Em Santo André foram confirmados 12 casos, e em São Bernardo 7.

DOENÇA

O sarampo é uma doença altamente contagiosa. A contaminação acontece através de secreções respiratórias. Os indivíduos expostos podem adquirir as infecções por meio de gotículas veiculadas por tosse ou espirro. O vírus se instala na mucosa do nariz para se reproduzir e depois passa à corrente sanguínea. A indisposição que antecede a doença tem duração de três a cinco dias e caracteriza-se por: febre alta, tosse persistente, coriza, conjuntivite e falta de apetite.