FMABC recebe aparelho com sistema 3D para diagnóstico de doenças da pele

Publicado em: 07/03/2018

Doação foi feita pelo Laboratório Vichy à Disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina ABC

 

Dra. Marisa Gonzaga da Cunha, Dr. Carlos Machado Filho, Edilene Donegar, Paula Zambelli e Douglas Busto

A disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC recebeu em 26 de fevereiro, no campus universitário em Santo André, sofisticado aparelho para auxiliar as equipes no diagnóstico e tratamento de doenças cutâneas. Denominado Vectra H1, o equipamento é fabricado pela MedSystems e foi doado pelo Laboratório Vichy, do grupo L’Oréal Brasil, líder de mercado no segmento de produtos dermocosméticos. A iniciativa tem parceria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e marca os 10 anos de atividade da Vichy junto à dermatologia brasileira.

O critério utilizado para seleção de 10 instituições beneficiadas em todo o País foi o número de estudos científicos publicados na área de dermatologia, como forma de premiar o incentivo à pesquisa em saúde, promover a educação médica, modernizar serviços de dermatologia no Brasil e melhorar a autoestima dos pacientes. O evento que marcou a entrega da doação contou com a presença de docentes, médicos residentes da FMABC e representantes da empresa.

O novo equipamento irá qualificar o atendimento realizado gratuitamente por dermatologistas no Instituto da Pele da FMABC, referência nacional e internacional no tratamento de doenças da pele e localizado no próprio campus universitário. O sistema de imagem portátil, que possui flash integrado e mapeamento minucioso por cores, produz fotografias com qualidade clínica e altíssima precisão, além de oferecer vantagens para planejamento cirúrgico. A tecnologia utiliza imagens do próprio paciente para explorar possíveis resultados em 3D (três dimensões), explicar limitações e estabelecer expectativas apropriadas. Também auxilia quanto ao tipo de diagnóstico cutâneo, avaliação de contornos, medição de volume, nível de melanina, elasticidade da pele, pigmentação e grau de vascularização.

“Agradecemos a contribuição espetacular da Vichy e faremos estudo detalhado sobre sua operacionalização. Trata-se de um equipamento versátil, que calcula áreas fechadas e será extremamente útil para diagnóstico e tratamento de doenças como o vitiligo, por exemplo”, explica Dr. Carlos D´Apparecida Santos Machado Filho, professor titular da disciplina de Dermatologia da FMABC. Vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele e surgimento de manchas. A nova tecnologia também pode auxiliar no tratamento de psoríase, estrias, olheiras, lesões diversas, acnes e marcas causadas pelo envelhecimento natural da pele.

Também compareceu ao evento a coordenadora do curso de Pós-graduação em Dermatocosmiatria e responsável pelo Ambulatório de Cosmiatria da FMABC, Dra. Marisa Gonzaga da Cunha. A Vichy foi representada pelo gerente distrital Douglas Busto e por Paula Zambelli, farmacêutica e analista de comunicação científica. Antes do novo aparelho entrar em funcionamento, professores e médicos residentes serão submetidos a treinamento técnico pela empresa fornecedora do produto.