FMABC recebe primeiro “Preceptorship” do projeto CABEM Mais Vidas

Publicado em: 22/07/2022

Equipe da Urologia FMABC e integrantes do projeto

O Centro Universitário FMABC recebeu, nos dias 29 e 30 de junho, médicos especialistas de 8 estados do Brasil para a primeira edição do “Preceptorship” do CABEM Mais Vidas, projeto criado por profissionais da instituição dedicado ao tratamento multidisciplinar do câncer de bexiga.

Durante os dois dias os médicos que visitaram o ambulatório do CABEM puderam conhecer as imediações, acompanhar a rotina de atendimento aos pacientes, discutir casos, debater temas relevantes para o acolhimento dos usuários do sistema e comparar as situações com as que vivem em seus respectivos estados.

Segundo o urologista Fernando Korkes, um dos idealizadores do projeto, a ideia do “Preceptorship” é permitir que mais especialistas tenham acesso às experiências de sucesso que vêm sendo apresentadas pelo CABEM Mais Vidas.

“Desenvolvemos uma forma multidisciplinar e bem característica de atender os pacientes no CABEM, com resultados muito bons. O projeto se tornou conhecido nacionalmente pelos índices de recuperação dos pacientes, por isso nós estamos iniciando essa série de eventos de preceptoria, convidando profissionais de várias regiões do País”, explica Korkes.

O CABEM Mais Vidas conta com um ambulatório localizado no Centro Universitário FMABC, onde é feito o tratamento de câncer de bexiga de forma multidisciplinar. O projeto tem urologistas, oncologistas, enfermeiras, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos focados na qualidade de vida dos pacientes.

Criado em 2018, o CABEM tem mostrado pacientes com mais chances de sobreviver ao tratamento, que chegam com melhores condições para a cirurgia, bem nutridos, com menores complicações e tempo de internação. Nos três primeiros anos de projeto foram 108 pacientes operados para a retirada de bexiga, com índice de 98% de sucesso.