FMABC recebe selo de acreditação do Conselho Federal de Medicina

Publicado em: 04/05/2018

Sistema de Acreditação de Escolas Médicas – o Saeme – avalia aspectos como projeto pedagógico, corpo docente, discente e infraestrutura

 

Inserção de diversas aulas práticas está entre prioridades da instituição

A Faculdade de Medicina do ABC recebeu neste ano selo de acreditação do Conselho Federal de Medicina – o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme). A certificação, criada em parceria com a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), reconhece a qualidade da formação oferecida aos recém-formados em Medicina sob diversos aspectos, como qualidade da gestão, projeto pedagógico, programa educacional, corpo docente, discente e infraestrutura.

A ideia é identificar os cursos de Medicina – públicos e privados – atentos às exigências mínimas para a formação dos profissionais. A participação é voluntária e a proposta é composta pelas etapas de autoavaliação on-line, visita de comitê técnico e divulgação do resultado. O processo permite a identificação de áreas de fragilidade na oferta de ensino, que necessitam de aprimoramento, bem como das áreas de excelência. A comissão de acreditação acompanha, analisa e valida cada passo do processo de acreditação. Da inscrição até a divulgação do parecer final, o processo leva em média um ano. A certificação tem validade de três anos, quando o curso será novamente avaliado.

Vice-coordenadora do curso de Medicina da FMABC, Dra. Simone Holzer

“O mercado tem influenciado a criação de cursos médicos sem nenhum critério de necessidade ou qualidade. Muitas vezes, sem as menores condições para uma formação básica, principalmente quanto à inserção em atividades práticas. Acredito que o CFM e a Abem, ao criarem o selo, pretendem aprimorar a qualidade na formação profissional e de certa forma ‘filtrar’ as boas escolas”, disse a vice-coordenadora do curso de Medicina da FMABC, Dra. Simone Holzer.

ACREDITAÇÃO

Lançado em 2015, o Saeme certificou até hoje 19 escolas médicas de todo o País. A FMABC foi notificada em fevereiro e a cerimônia para entrega das acreditações será em Brasília, com data a ser definida. O projeto que levou à criação e implementação do selo foi baseado no funcionamento de alguns dos principais sistemas de acreditação de ensino médico em vigor no mundo, como dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Holanda e Japão.