FMABC recebe visita de representantes de Ministério da Saúde canadense

Publicado em: 03/05/2023

Encontro no Centro Universitário FMABC

O Centro Universitário FMABC recebeu, em 28 de abril, a visita de representantes do Ministério da Saúde e Serviços Sociais da província de Quebec, localizada no Canadá. O encontro contou também com a participação de profissionais do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) e teve como objetivo definir cooperações entre as respectivas entidades.

A FMABC foi a instituição de ensino escolhida para mostrar como funciona a formação de profissionais de saúde no Brasil, com foco especial no ensino da enfermagem. Além do Centro Universitário, a comitiva internacional visitou a sede do Coren e equipamentos de saúde da região, como o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André.

A delegação do Quebec esteve representada por Julie-Anne Rivard, diretora de mobilidade do Ministério da Saúde e Serviços Sociais de Quebec; Silvie Latullipe, diretora de coordenação e abordagem digital; Hércules Kuster, encarregado da promoção e prospecção no escritório de Quebec em São Paulo, e Andrea Urra e Indiana Orjuela, consultoras de recrutamento internacional.

Já o Centro Universitário teve como representantes no encontro o vice-reitor Fernando Fonseca; o pró-reitor administrativo e financeiro, Luis Ricardo Strabelli; a pró-reitora de extensão, Vânia Barbosa do Nascimento; e as professoras da disciplina de enfermagem Ana Paula Guarnieri e Isabel Cristine Fernandes.

“O encontro foi importante e muito produtivo. Iniciamos tratativas para parcerias envolvendo troca de experiências entre profissionais do Brasil e do Canadá. Vamos ajudar a equipe do Ministério de Saúde do Quebec a entender um pouco sobre como funciona o SUS”, explicou Ana Paula Guarnieri, intermediadora da visita.

“A comitiva destacou vários pontos positivos, como o fato de termos um ambulatório dentro do campus da FMABC”, conta Guarnieri. “É uma oportunidade muito importante para nós, como Centro Universitário, de expandirmos a nossa internacionalização”, conclui.

HOSPITAL MÁRIO COVAS

Antes da visita ao campus universitário, a delegação do Quebec esteve no Hospital Estadual Mário Covas. Entre os objetivos estiveram conhecer in loco o serviço público de saúde, a atuação da equipe de enfermagem e as possíveis contribuições para facilitar o entendimento das documentações exigidas para imigração. As equipes foram recepcionadas pela diretora Administrativa-Financeira, Heloisa Molinari; a gestora médica, Valeria Teles; a gerente de Enfermagem, Juliana Mazzei; e o supervisor de Enfermagem, Andson de Jesus. Os setores visitados foram a Pediatria, a Hemodiálise e a Emergência.

Equipes durante visita ao Hospital Mário Covas