FMABC reúne 200 participantes na 22ª Semana de Enfermagem

Publicado em: 14/05/2021

Docentes, alunos e ex-alunos participam de celebração virtual em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem

 

Foto: Reprodução

O curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André, promoveu nesta semana a 22ª edição da “Semana de Enfermagem” em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado anualmente em 12 de maio. Devido à pandemia, pela segunda vez o encontro foi realizado virtualmente. Ao todo, participaram da ação cerca de 200 pessoas, entre eles professores, palestrantes, alunos e ex-alunos da instituição.

A cerimônia de abertura foi realizada pela coordenadora do curso, Dra. Rosângela Filipini, que aproveitou para destacar o tema do evento deste ano. “É um privilégio estar aqui praticamente desde a criação do nosso curso, há 22 anos. Trata-se de um momento especial para refletirmos sobre a temática deste ano: ‘O trabalho em enfermagem no contexto da crise’, estipulada pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Nacional). É uma honra termos tantos convidados presentes”, disse a docente.

Criadora do curso de Enfermagem da FMABC, em 1998, a enfermeira Maria Belén Salazar Posso foi uma das participantes ilustres. “É sempre um prazer e uma emoção ver que o que semeamos lá atrás encontrou terra fértil. Se a terra não fosse fértil, hoje não teríamos bons frutos. Tenho muito orgulho de participar desta celebração. Principalmente por ver que palestrantes do evento nasceram do nosso curso e hoje estão brilhando. Agradeço imensamente o convite. Parabéns a todos”, disse Maria Belén Salazar Posso.

DEBATES

A primeira palestra do evento foi conduzida pela integrante do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) e professora da UniSALESIANO, Patrícia Crivelaro, sob o tema: “Enfermagem: uma voz para liderar, uma visão para o futuro dos cuidados de saúde”. A profissional propôs reflexões sobre o processo de cuidado do paciente desde a assistência até a gestão, contextos de liderança associados à prática de enfermagem e a importância da comunicação assertiva entre profissionais e pacientes.

Em seguida, três ex-alunas do curso de Enfermagem da FMABC – Daniele Lima Cotrufo, Dimitra Oliveira Delijaicov e Thainá Peres de Sá – fizeram apresentações sobre suas trajetórias profissionais, áreas de atuação, além de explanar sobre desafios e experiências acumulados em programas de residência multiprofissional em três das principais instituições de Saúde do País, como a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e a Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A palestra da “leader coach” para profissionais de Enfermagem, a enfermeira Regiane Machado, que acumula 25 anos de experiência como servidora pública de saúde – sendo 21 deles no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP) –, abordou o tema “Reflexões para autoconhecimento, engajamento e qualidade de vida na carreira de enfermagem”. Segundo a palestrante, o enfermeiro precisa ter atenção aos seus sentimentos para poder prestar assistência adequada aos pacientes. “O autoconhecimento não é banal. É algo muito profundo. A enfermagem precisa se autoconhecer, pois há sofrimento no dia a dia de trabalho. E quem ocupa cargos de liderança precisa aprender a reconhecer as dores destes profissionais. A gentileza é a embalagem do nosso atendimento, por isso não basta apenas ter habilidades, é preciso cuidar do nosso comportamento e agirmos sempre com empatia, lealdade e contribuição ao próximo”, resume a especialista. O evento foi encerrado com o sorteio de três exemplares do livro “Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem”, da autora Maria Belén Salazar Posso, que dá nome ao Centro Acadêmico do curso da FMABC.

A 22ª edição da Semana de Enfermagem da FMABC ocorreu em 13 de maio e foi organizada pelo curso de Enfermagem, pelo Centro de Estudos de Enfermagem Maria Belén Salazar Posso e pelo Centro Acadêmico de Enfermagem Maria Belén Salazar Posso. Também marcaram presença no evento virtual a pró-reitora de Graduação da FMABC, Dra. Roseli Oselka Saccardo Sarni, a coordenadora do curso de Farmácia e pró-reitora adjunta de Graduação, Dra. Sonia Hix, a pró-reitora de Extensão, Dra. Vânia Barbosa do Nascimento, além da vice-coordenadora do curso de Enfermagem, Isabel Cristine Fernandes.

Em homenagem à Semana da Enfermagem, o Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro da FMABC produziu um vídeo destinado a todos os docentes, alunos e profissionais da área. O conteúdo está disponível no link https://is.gd/YE98CI.

FLORENCE NIGHTINGALE E ANA NÉRI

A Semana de Enfermagem é celebrada oficialmente no Brasil no intervalo entre 12 e 20 de maio, que representa as datas de nascimento da “mãe” da enfermagem, Florence Nightingale, e de morte da brasileira Ana Néri, considerada o símbolo da enfermagem nacional pelos serviços prestados aos feridos na Guerra do Paraguai. A comemoração, instituída por Juscelino Kubitschek em 1960, é celebrada em todo o País pelos profissionais de enfermagem em instituições de saúde, educação e em organizações de classe.