Fonoaudiologia do Irmã Dulce inova com “Therapy taping”

Publicado em: 24/05/2013

Hospital Irmã Dulce é o único do Litoral paulista a utilizar o método

O serviço de Fonoaudiologia do Hospital Municipal Irmã Dulce – FUABC inova ao utilizar a “Therapy taping” no tratamento de pacientes com traqueostomia (procedimento cirúrgico no pescoço, que cria orifício artificial na traqueia para introdução de cânula que permite a passagem de ar), sequelas de traumatismo crânio-encefálico (TCE), vítimas de acidente vascular-encefálico (AVE) e casos neurológicos, entre outras situações clínicas que provocam alterações musculares e dificuldades de deglutição.

Segundo a fonoaudióloga Simone Faria Herrero, que possui mestrado e doutorado pela USP na área e fez curso específico sobre o método, o “Irmã Dulce” é o único hospital da região a utilizar a therapy taping. A técnica consiste na aplicação de bandagem terapêutica que segue o conceito de estimulação tegumentar. Por meio da pele, envia informações de pressão e vibração ao sistema nervoso central e produz efeitos no músculo que se quer trabalhar. “A bandagem produz maior tensão na região. Dependendo de como é colocada, utilizando um tipo de fixação, produz determinado efeito, como, por exemplo, o relaxamento da musculatura no caso de pacientes que apresentam trismo (trancam a mandíbula por conta da traqueostomia)”, explica.

A fonoaudióloga observa que em poucos dias é possível perceber a evolução nos pacientes que recebem a estimulação tegumentar com a bandagem, tanto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) como na Clínica Médica. “A rigidez da região da boca vai sendo reduzida gradativamente. Após quatro dias a musculatura está bem mais relaxada, o que permite ao paciente fazer melhor a higiene oral e se alimentar”, pontua.

Feita em algodão, a bandagem possui microfios de elastano, que confere elasticidade e permite que o produto expanda no sentido longitudinal. É fina, porosa, não contém medicamentos em sua composição e adere à pele de forma discreta, sem causar qualquer desconforto. Antes da aplicação, a profissional avalia o estado da pele, que deve estar íntegra.