‘Fórum de Sustentabilidade’ da FUABC discute efeitos da pandemia na saúde ambiental

Publicado em: 27/11/2020

Em sua 6ª edição, evento foi transmitido virtualmente em 25 de novembro pelo YouTube

 

Dr. Luiz Carlos Abreu, Vital de Oliveira Ribeiro Filho e Dr. Gabriel Laporta

A área de Sustentabilidade da Fundação do ABC (FUABC), ligada ao Departamento de Recursos Humanos, promoveu em 25 de novembro a 6ª edição do “Fórum em Saúde e Sustentabilidade”, cujo objetivo é dar visibilidade a ações socioambientais relevantes, assim como promover a discussão de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, gestão ambiental, saúde e meio ambiente. Devido à pandemia de Covid-19, este ano o evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube e está disponível no link https://is.gd/eJbcR1.

Uma das palestras, denominada “Como o desmatamento ajuda vírus mortais a saltar de animais para humanos”, foi ministrada pelo Bacharel em Biologia pela Universidade Mackenzie, Dr. Gabriel Zorello Laporta, mestre e doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador científico do Centro Universitário Saúde ABC – FMABC. “Existe a probabilidade de que vírus silvestres, como a Covid-19, consigam atingir os seres humanos. Há uma tendência de que o desmatamento seja uma das causas do transbordamento da Covid-19 pelo mundo. Isso porque a nossa civilização tem causado uma extinção em massa de mamíferos, considerada uma consequência do crescimento exponencial da população humana. Hoje, somos 8 bilhões de seres humanos no mundo”, observa o pesquisador. Laporta também é pós-doutor em Epidemiologia e Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e em Ciência Ambiental pela Universidade Federal do ABC (UFABC), além de professor visitante da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos.

A segunda palestra, sobre os “Impactos da pandemia na poluição ambiental”, esteve sob responsabilidade do professor titular-livre em Saúde Coletiva, Epidemiologia e Medicina Preventiva da Universidade Federal do Espírito Santo, Dr. Luiz Carlos Abreu, que possui título de Livre Docência em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP e também é professor assistente do Centro Universitário Saúde ABC – FMABC. “Trata-se de um tema extremamente importante para ser abordado neste fórum. A poluição ambiental degrada cada vez mais a vida humana. A Covid-19 potencializa os efeitos deletérios sobre a população vítima de desastres ambientais no Brasil, a exemplo do que ocorreu nas cidades de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais. A ocorrência desses fenômenos faz com que essa população apresente manifestações de outras doenças, que se tornam crônicas. E, em um cenário pandêmico, essa população torna-se uma das mais fragilizadas e vulneráveis. A vida, em todos os níveis, importa. Tanto a do cidadão quando a do meio ambiente. Por isso nós, sanitaristas e gestores ambientais, devemos prover cada vez mais políticas públicas para a sua perpetuação”.

A mediação do evento ficou a cargo do arquiteto e urbanista Vital de Oliveira Ribeiro Filho, tradicional participante do Fórum e responsável pela coordenação do Programa Estadual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. “Já é uma tradição e um grande prazer participar deste fórum da FUABC, que ano a ano constrói a história da saúde ambiental e da sustentabilidade no Grande ABC. Diante desta pandemia, não há dúvidas de que temos de reconstruir os modelos de desenvolvimento e atender às necessidades do planeta. Não podemos permitir que a humanidade passe por este processo para que volte ao ponto que estávamos antes da pandemia”, explica o sanitarista, que também é mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, na área de concentração de Gestão Ambiental.

Outras informações sobre a edição 2020 do Fórum estão disponíveis no site www.fuabc.org.br/forum.