FUABC apoia fórum em Itatiba pelo fim da violência contra as mulheres

Publicado em: 08/12/2022

A coordenadora da FUABC em Itatiba, Lana Lopes, durante apresentação do Curso de Prevenção à Violência Doméstica com Estratégia de Saúde da Família

Na manhã de 6 de dezembro, foi realizado o 1° Fórum Municipal de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A ação da Prefeitura de Itatiba teve apoio da Fundação do ABC e encerrou a programação pelos 16 Dias de Ativismo – Campanha Municipal pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas.

O evento, no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, sede da Prefeitura, contou com a presença do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira e do secretário de Saúde, Renan Dias Irabi. Na ocasião, foi lançado o Curso de Prevenção à Violência Doméstica com Estratégia de Saúde da Família, cuja apresentação foi realizada pela coordenadora da FUABC em Itatiba, Lana Lopes.

A ação preventiva, que integra o programa municipal Inova Saúde, vai capacitar – a partir de janeiro de 2023 – agentes comunitários de saúde para levar orientação sobre a causa para dentro das casas de Itatiba. Esses profissionais serão orientados a acolher mulheres em situação de risco e levar informação sobre os meios que a mulher tem para buscar ajuda.

CONSCIENTIZAÇÃO

Além do fórum, a Prefeitura de Itatiba também realizou caminhada de conscientização no dia 27/11, com trajeto de ida e volta do Parque Luís Latorre até a Casa Rosa da Mulher, uma das unidades do Fundo Social de Solidariedade (FSS), que tem como foco o atendimento e acolhimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Nesta unidade, no dia 30/11 foi realizado o workshop Empoderamento Feminino, com Camila Godoy, Marisa Scarpelli e Patrícia Sanfins, para abordar como fazer reorganização financeira, pelo grande número de mulheres que não denuncia a violência sofrida por depender financeiramente do companheiro. Para contatar a Casa Rosa da Mulher, o telefone é o 4594-3277.