FUABC apoia Prefeitura de Itatiba na vacinação contra a Covid-19

Publicado em: 25/06/2021

Imunização contra a Covid-19 foi descentralizada para as unidades de saúde municipais

 

Somente na semana de 21 de junho foram mais de 7.500 doses aplicadas na população itatibense

Com apoio das equipes assistenciais da Fundação do ABC, a Prefeitura de Itatiba ampliou o número de postos de vacinação contra a Covid-19, beneficiando ainda mais munícipes em meio ao enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A descentralização da campanha para as unidades de saúde municipais foi a estratégia adotada pela Secretaria de Saúde para aumentar a cobertura vacinal na cidade, que atualmente encontra-se com quase 40% da população vacinada com a primeira dose.

Somente na semana de 21 de junho foram mais de 7.500 doses aplicadas na população itatibense. Entre os públicos contemplados no período estiveram professores, profissionais da Saúde e população em geral com idade a partir de 43 anos.

“A ampliação dos postos de vacinação garante acesso mais rápido ao cidadão, que pode ser imunizado na unidade de saúde mais próxima de sua casa. Além disso, seguimos realizando a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 paralelamente à imunização contra a Covid-19, respeitando os prazos de aplicação entre as vacinas”, informa o gerente administrativo FUABC no contrato de Itatiba, Caio Arato.

Com taxas de ocupação de leitos na UTI Covid-19 acima de 80%, a Prefeitura de Itatiba segue com o apelo à população para evitar reuniões com familiares, festas e sair de casa se não for necessário, especialmente nesse momento de aumento dos casos. A Administração ressalta, ainda, a importância de se usar máscara, mesmo já tendo sido vacinado, de lavar as mãos com frequência – com água e sabão – e da higienização com álcool gel sempre que possível.

 

PARCERIA DE SUCESSO

A parceria entre a Prefeitura de Itatiba e a Fundação do ABC teve início em meados de 2017, quando a Central de Convênios FUABC assumiu a gestão do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. O contrato engloba 20 equipes de ESF e duas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Conforme relatório de atividades, em 2020 o contrato registrou mais de 123 mil consultas e atendimentos realizados, além de quase 62 mil procedimentos odontológicos.