FUABC apoia projeto de dignidade menstrual nas escolas de Itatiba

Publicado em: 12/11/2021

Nesta sexta-feira (12/11), a Prefeitura de Itatiba deu início a uma importante ação pela dignidade menstrual junto às alunas da rede pública de ensino da cidade. A EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Guiomar Almeida Ciarbello, no bairro Jardim das Nações, foi a primeira a receber a oficina de absorventes sustentáveis e reutilizáveis. A iniciativa propõe ajudar as estudantes a combater a chamada ‘pobreza menstrual’, caracterizada pela falta de acesso a itens fundamentais de higiene durante a menstruação. O projeto conta com apoio da Fundação do ABC, que gerencia 13 unidades de Saúde no município.

Depois da abertura do projeto para todos os alunos entre 10 e 14 anos, as estudantes participaram de palestra sobre puberdade, higiene e dignidade menstrual. Em seguida, as alunas aprenderam a fazer seu próprio absorvente reutilizável. Os meninos, em grupo separado, também tiveram orientações sobre desenvolvimento e cuidados de higiene.

“Sabemos que é uma realidade para muitas adolescentes perder dias de aula durante o período menstrual por não ter acesso a absorventes descartáveis. A missão desse projeto é garantir que isso não ocorra mais, e de forma sustentável, já que os absorventes da oficina não são de descarte imediato, podendo ser utilizados várias vezes”, disse o prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira, em sua página oficial no Instagram.