FUABC apresenta ferramenta de Business Intelligence para diretores

Publicado em: 16/10/2020

Novo sistema integrado de gestão, o B.I. será utilizado por todas as unidades gerenciadas e reunirá dados das áreas assistenciais e administrativas

 

A presidente da FUABC, Dra. Adriana Berringer Stephan

 

Após seis meses de análises, desenvolvimento e inúmeras reuniões técnicas, a Presidência da Fundação do ABC apresentou para os diretores-gerais das unidades gerenciadas, em 14 de outubro, a nova ferramenta de gestão da entidade: o Business Intelligence. Mais conhecida pela sigla B.I., a tecnologia permitirá integrar indicadores e informações de todos os serviços de Saúde geridos pela FUABC em uma mesma plataforma. O “Workshop B.I. FUABC” foi realizado no Anfiteatro Dr. David Uip, no campus do Centro Universitário Saúde ABC, em Santo André.

Por meio do B.I., será possível qualificar, detalhar e disponibilizar todo tipo de informação das unidades e fornecer subsídios para um planejamento estratégico contínuo nas áreas administrativa e assistencial, com foco na multiplicação de boas práticas de gestão. A partir de dados oficiais do sistema, a ferramenta oferece diferentes tipos de gráficos e permite a análise das informações sob muitas perspectivas, inclusive com a possibilidade de simulação de cenários futuros. A confiança nos dados e nos indicadores, somada à visualização clara de cenários e à possibilidade de prever situações, proporcionará aos dirigentes maior segurança no processo de tomada de decisões, além de permitir mudanças de rumo com antecedência, evitando – ou pelo menos minimizando – situações como o não cumprimento de determinada meta, por exemplo.

Sob responsabilidade do Departamento de Tecnologia da Informação da FUABC, desde abril estão em desenvolvimento cinco módulos: Financeiro, Recursos Humanos, Jurídico, Compras e Assistencial. Todas as informações estarão acessíveis na palma da mão dos gestores, em tempo real, via smartphones ou computadores. Com a inserção correta dos dados, será possível utilizar dashboards comparativos, mensurar receitas, despesas, metas contratuais, contratos ativos e com fornecedores, quantificar atendimentos, volume de cirurgias, compras de insumos e medicamentos, dimensionar contratações, desligamentos e afastamentos de funcionários, entre outras inúmeras facilidades. Cada unidade receberá login e senha para acesso às suas próprias informações na plataforma do B.I. Apenas a FUABC terá acesso aos indicadores de todas as unidades, o que permitirá consolidar todos os dados.

O objetivo da apresentação aos diretores-gerais foi justamente envolver todas as unidades no processo de construção e amadurecimento da ferramenta, uma vez que os dados serão alimentados pelos próprios serviços de saúde. Neste cenário, será possível propor e discutir ajustes para melhorar cada vez mais a performance do B.I. Não se trata de uma tecnologia exclusiva da Mantenedora, mas sim uma ferramenta que será implantada e aperfeiçoada dentro de um trabalho conjunto da Fundação do ABC com todas as suas unidades. Essa troca permitirá customizar o B.I. para a realidade de cada serviço, trazendo indicadores que irão aprimorar o trabalho e facilitar a tomada de decisões dos dirigentes.

“É um dia muito importante para todos nós. Trata-se de uma integração extremamente necessária para a FUABC e suas unidades. Mesmo em fase inicial de implantação, já é possível concluir que é uma ferramenta encantadora, fácil de utilizar e muito intuitiva. Queremos contar com a expertise de cada gestor das unidades, pois construir esta ferramenta junto a quem mais a utiliza certamente nos trará maior proveito quanto ao manejo das informações. Esperamos que a partir de 2021 nossas reuniões de mantidas sejam viabilizadas 100% via B.I., para que possamos debater e apresentar todos os indicadores de maneira ainda mais organizada, dinâmica e assertiva”, disse a presidente da FUABC, Dra. Adriana Berringer Stephan, na abertura do workshop.

Ao longo do evento, os módulos já desenvolvidos no B.I. foram detalhados pelos gestores da Mantenedora: Dra. Priscila de Almeida Meyer, gerente administrativa e assessora da Presidência; Paula de Oliveira Branco, gerente financeira; Dr. Guilherme Espósito, advogado do Departamento Jurídico; e Magali Gonçales, gerente de Recursos Humanos.

A última apresentação focou nos dados da ferramenta B.I. aplicados à atividade fim da Fundação do ABC, a assistência, e esteve sob responsabilidade da gerente de Projetos, Gleice Girotto, e do médico e consultor técnico da FUABC, Dr. Ricardo Carajeleascow. O projeto-piloto contou com a colaboração dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Santo André e da Praia Grande.

OFICINAS

Para solucionar todas as dúvidas e facilitar a aproximação dos diretores e das áreas estratégicas das unidades com a nova ferramenta, a FUABC agendou várias oficinas on-line divididas por área. As atividades têm início ainda em outubro e permitirão às unidades navegar na ferramenta em tempo real, além de receber orientações contínuas da equipe técnica da Mantedora para ajustes de performance e melhorias. Cada unidade indicou um usuário estratégico do B.I., que é o responsável pelo acompanhamento e desenvolvimento interno da ferramenta.