FUABC assume Maternidade de Caieiras e amplia atendimento

Publicado em: 12/09/2014

caieiras_fachadaÀ frente da Maternidade Estadual de Caieiras desde 14 de julho, a Fundação do ABC registrou no primeiro mês de trabalho aumento de produtividade na faixa de 35%. O equipamento da Secretaria de Estado da Saúde integra o Complexo Hospitalar do Juquery e passou a realizar mensalmente 142 partos – número 36% maior do que a média alcançada nos últimos 6 meses. Os atendimentos no pronto-socorro cresceram 46%, com total de quase 1.000 pacientes por mês, e as internações tiveram acréscimo de 25%, totalizando volume mensal de 196 pacientes.

Segundo o professor responsável pelo serviço de Obstetrícia da Faculdade de Medicina do ABC e novo coordenador da Maternidade “Vitalina Francisca Ventura”, de Caieiras, Dr. Mauro Sancovski, a Fundação do ABC assumiu serviços nas áreas de Ginecologia/Obstetrícia e Neonatologia, com intuito de dinamizar os atendimentos e permitir que a unidade permaneça em funcionamento 24 horas ininterruptamente. “Fomos convidados pois a unidade enfrentava dificuldades em manter o efetivo médico completo em todos os plantões. Com a saída de profissionais, o processo público de contratação é mais lento, prejudicando o andamento do serviço, que chegava a fechar em alguns dias da semana”, detalha Sancovski, que garante: “Desde que a FUABC iniciou a gestão da maternidade, o serviço em Caieiras não sofreu interrupções. Temos facilidade na contratação de médicos e no manejo de profissionais entre as diversas unidades de saúde administradas pela Fundação do ABC. Além disso, houve acréscimo na qualidade do serviço com a expertise acadêmica da Faculdade de Medicina do ABC”.

A Maternidade Vitalina Francisca Ventura ocupa três andares e atende à população de Caieiras e região, que compreende os municípios de Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã e Cajamar. Graças ao trabalho da FUABC e ao início do atendimento 24 horas, o aumento da demanda está bem acima do previsto inicialmente. “Já no primeiro mês aumentamos o número de partos de 80 para 142. A população está tomando conhecimento da nova gestão e a notícia está se espalhando. Nossa intenção seria reavaliar o trabalho após os três primeiros meses. Porém, com a demanda muito acima do previsto, já existe a possibilidade de anteciparmos a conversa com o governo estadual a fim de buscar a ampliação das equipes assistenciais”, adianta Dr. Mauro Sancovski.

O contrato atual entre Fundação do ABC e Secretaria de Estado da Saúde tem duração de um ano e prevê a manutenção permanente, em todos os turnos, de dois plantonistas em Obstetrícia e outros dois em Neonatologia, além de coordenadores de equipes.